Brando Veiga convoca supostas denunciantes de desvios de Fundo Eleitoral

Ex-assessora e ex-secretária da executiva municipal do Republicanos é convocada pelo vereador Brando Veiga a prestar esclarecimentos

, atualizado

Compartilhar notícia

Convocação do Republicanos
Convocação do Republicanos - Foto: Imagem convocação
Convocação do Republicanos - Foto: Imagem convocação

A Sra. A.N.T.C, integrante do Partido Republicanos em Ribeirão Preto, foi convocada para comparecer no dia 10 de julho de 2025, às 10h30, na Rua Visconde de Inhaúma, nº 462, sala 12, para prestar esclarecimentos à Comissão Executiva Municipal do partido. Segundo o documento oficial, assinado pelo presidente da comissão, vereador Ildebrandio Oliveira Veiga, popularmente conhecido como Brando Veiga, o não comparecimento configurará infração prevista no artigo 61, item II, do estatuto partidário.

O Jornal Ribeirão apurou que a convocada atuou no setor jurídico da executiva municipal do partido, além de ser secretária do Republicanos em Ribeirão Preto e constar na nominata oficial. Ela também exerceu o cargo de chefe de gabinete para o vereador Brando Veiga entre 2021 e o final das eleições de 2024.

O documento de convocação não especifica o tema que será abordado na reunião. Entretanto, o vereador Brando Veiga é alvo de investigação da Polícia Federal, que instaurou uma notícia de crime federal (NC nº 2025.0054632 e SEI nº 08508.002109/2025-49) para apurar supostos indícios de fraude no uso de recursos eleitorais e outros crimes eleitorais e a convocada pode ser uma das denunciantes. O caso teve ampla repercussão na imprensa e gerou um pedido de cassação protocolado pelo munícipe André Luiz Duarte.

Apesar de diversos pedidos de esclarecimentos e convites para entrevistas, o vereador nunca se manifestou nem neste veículo nem em outros meios de comunicação, tampouco comentou o caso na tribuna da Câmara Municipal, onde uma votação rejeitou o prosseguimento do processo administrativo por 18 votos a 3.

O inquérito da Polícia Federal corre em segredo de justiça e a delegacia não costuma comentar detalhes das investigações. Por isso, não é possível afirmar se o vereador Brando Veiga tem conhecimento formal dos inquéritos. A reportagem do Jornal Ribeirão tentou contato com a Polícia Federal para apurar o status do caso, mas não obteve retorno até a publicação.

Já a convocada, manifestou-se dizendo sentir-se constrangida com toda a situação e optou por manter silêncio. O vereador Brando Veiga também não respondeu aos questionamentos enviados.

A redação do Jornal Ribeirão atualizará esta reportagem assim que receber novas informações e após a realização da reunião marcada para 10 de julho na sede do Republicanos.