Derrite volta ao Congresso e SP tem novo secretário de Segurança
Osvaldo Nico Gonçalves, atual secretário executivo da pasta, assume o comando
, atualizado
Compartilhar notícia
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a nomeação de Osvaldo Nico Gonçalves como novo secretário estadual de Segurança Pública. Ele substitui Guilherme Derrite (PP), que decidiu reassumir seu mandato como deputado federal.
O agora ex-secretário é cotado para disputar o Senado nas eleições do próximo ano. Num cenário em que Tarcísio decida disputar a presidência da República, ele é apontado como um dos possíveis candidatos do grupo para o governo.
Por lei, ele só teria de deixar o cargo na SSP em abril de 2026. Ele havia se licenciado recentemente para relatar, na Câmara Federal, o PL Antifacção.
Novo secretário
Formado em direito em 1989, Osvaldo Nico Gonçalves é professor concursado na Academia de Polícia Civil e especialista em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal.
Ingressou na carreira policial como investigador de polícia, função para a qual foi habilitado em 1979. Até 1992, atuou como investigador em diversos departamentos da Polícia Civil, como DECAP, DHPP, DEIC, e GARRA.
Após concluir o curso de formação para delegado de polícia, em 1992, fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil, e foi o primeiro Delegado de Polícia Piloto do departamento.
Atuou na Delegacia de Polícia de Roubo a Bancos (DEIC) e, durante 12 anos, foi supervisor do Grupo Especial de Resgate (GER) no GARRA, comandando mais de 200 policiais civis.
Criou o Grupo Anti-Bombas, direcionado a esclarecimentos de crimes de ameaças, atentados, roubos ou detonação de explosivos, e o Grupo de Motos, ambos no GARRA.
Em 2019, atuou como primeiro diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE). Em abril de 2022, foi nomeado Delegado Geral de Polícia, cargo máximo da Policia Civil do Estado. Desde janeiro de 2023, ocupava o cargo de secretário executivo na Secretaria Estadual da Segurança Pública.