Atualização: Estre fecha com motoristas e negocia com coletores para evitar greve

Empresa conseguiu acordo com sindicato que representa parte dos seus funcionários

Compartilhar notícia

Coletores atiram sacos de lixo em caminhão da Estre: categorias articulam greve por maiores salários e benefícios
Coleta de Lixo Urbano Empresa Estre - Foto: JF Pimenta - Reprodução
Coleta de Lixo Urbano Empresa Estre - Foto: JF Pimenta - Reprodução

A Estre Ambiental fechou nesta sexta-feira (6) um acordo com o Sindicato dos Condutores, que representa parte do seus funcionários. A empresa responsável pela coleta de lixo em Ribeirão Preto ainda negocia com o sindicato responsável pelos coletores. O objetivo é evitar uma greve no serviço.

O grupo aceitou o pedido dos trabalhadores para aumentar o piso salarial da categoria de R$ 2.348, para R$ 2.600, concedendo adicional de 100% em horas extras, aumento de 50% no prêmio de assiduidade e ajustes no vale-alimentação acima da inflação.

O andamento mais célere com o sindicato dos motoristas gerou desconforto entre coletores. O grupo intensificou as conversas, com reivindicações semelhantes. Nesta quinta-feira (5), eles realizaram uma parasaliação em protesto por descontos salariais. O protesto atrasou o cronograma da coleta, que só deve ser normalizado no domingo

Prefeitura

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Ribeirão Preto informou que os pagamentos à Estre estão em dia e cobrou a apresentação, pela empresa, de um plano emergencial para o serviço. A administração afirmou, ainda, que acompanha as negociações entre a fornecedora e seus funcionários.