Honda XR300L Tornado ganha versão especial

Marca japonesa associa nome do passado com o 'estilo de briga' do modelo icônico; preço sugerido para São Paulo é de R$ 31.540

, atualizado

Compartilhar notícia

Herdeiro de um nome histórico, o modelo ganha uma versão exclusiva
Herdeiro de um nome histórico, o modelo ganha uma versão exclusiva - Foto: Divulgação/Honda
Herdeiro de um nome histórico, o modelo ganha uma versão exclusiva - Foto: Divulgação/Honda

Na história da Honda alguns modelos se destacam por despertarem intensa atração. A razão para tal é difusa e sempre contém múltiplos fatores, entre os quais o design impactante e a adequação à função ocupam lugar de destaque.

Neste contexto, ao resgatar o nome Tornado e aplicá-lo à moderna XR300L, a Honda preencheu estes dois itens, conectando plenamente a novidade ao modelo homônimo, comercializado de 2001 a 2008. A antiga XR250 Tornado era reconhecida pela versatilidade, moto capaz de encarar usos múltiplos com estilo claramente inspirado nas mais radicais off-road Honda, perfil este idêntico ao da atual XR300L Tornado.

A agressiva tonalidade, característica das Honda "de briga", destaca esta Tornado, que traz também discretos detalhes em branco e azul formando o clássico tripé cromático das Honda mais radicais.

A Honda XR300L Special Edition estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de fevereiro de 2026. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. O preço sugerido (base São Paulo/SP) é de R$ 31.540,00.

Tecnicamente a Honda XR300L Tornado Special Edition mantém inalterada suas características, que incorporam a mais recente tecnologia Honda: motor monocilíndrico 4T com 293,5 cm3 de capacidade arrefecido a ar com tecnologia FlexOne, cabeçote OHC de quatro válvulas.

A potência máxima é de 24,8 cv usando etanol e 24,3 cv com gasolina. O torque máximo é de 2,74 kgf.m (etanol), 2,70 kgf.m (gasolina). O câmbio tem seis marchas com embreagem assistida e deslizante. Na parte ciclística o destaque é o chassi de aço tipo berço semiduplo, com suspensão dianteira telescópica de tubos de Ø 41 mm e 245 mm de curso, com roda de alumínio aro 21 polegadas.

A suspensão traseira tipo Pro-Link tem conjunto mola/amortecedor regulável em sete posições ancorado à balança de alumínio. O curso é de 227 mm e a roda com aro de alumínio tem 18 polegadas. A frenagem ABS de dois canais dispõe de disco dianteiro de Ø 256 mm e cáliper de pistão duplo. O disco traseiro tem Ø 220 mm e cáliper de pistão simples. O peso a seco é da Honda XR300L Tornado é de 143 kg.