Fisioterapeuta dá dicas para evitar lesões em corridas de rua

, atualizado

Compartilhar notícia

Uso de tênis adequado e fortalecimento muscular são fundamentais
Uso de tênis adequado e fortalecimento muscular são fundamentais - Foto: Divulgação
Uso de tênis adequado e fortalecimento muscular são fundamentais - Foto: Divulgação

A corrida de rua é um esporte democrático e que atrai um número cada vez maior de participantes. Seja para curtas ou longas distâncias, apenas como um passatempo, ou com foco em competição, quando praticada sem supervisão profissional, pode causar lesões leves ou comprometimentos físicos mais sérios como contusões ou até fraturas.

Por ser praticada ao ar livre e em terrenos, muitas vezes acidentados, a corrida requer atenção. A recomendação é que o esporte seja praticado com um tênis adequado e que o ritmo de treinos seja gradual e supervisionado por um profissional de Educação Física.

Quando isso não acontece é comum o surgimento de dores causadas pelo excesso de treinos, problemas na pisada, ou até outras questões físicas que ainda não tenham sido detectadas. Quem faz o alerta é o fisioterapeuta Alexandre Collucci que, com frequência, recebe em sua clínica praticantes da corrida se queixando de dores, problemas musculares ou fraturas.

De acordo com ele, uma das queixas mais comuns é a famosa “canelite”, inflamação no osso da canela, que pode ser causada por excesso na frequência de treinos, pisada errada ou falta de fortalecimento muscular. “Esse é um problema comum, que causa muito desconforto e, em casos mais graves, pode resultar em uma fratura por estresse. Para o tratamento, nas sessões de fisioterapia utilizamos ondas de choque, ultrassom e outras tecnologias”, explica o fisioterapeuta.

Outro problema comum é o chamado “Joelho do Corredor”, uma inflamação da parte externa do joelho, que pode ser causada pelos mesmos problemas que ocasionam a canelite e pode ser agravado também por um encurtamento muscular. “Quando essa dor se manifesta é necessário iniciar o tratamento com fisioterapia e o atleta pode ter que suspender os treinos por 2 a 4 meses”, alerta Alexandre.
A prática de exercícios físicos é recomendada para prevenir doenças, viver com mais qualidade de vida e melhorar a saúde mental. Porém, seja para distração, ou alta performance, a orientação é sempre contar com supervisão profissional, realizar exames clínicos, optar por horários com temperatura mais agradável, caprichar na hidratação e não esquecer o protetor solar.

A Clínica Collucci foi fundada em 2000 e é dirigida pelo fisioterapeuta Alexandre Collucci. Ao longo de seus 25 anos de atuação, a Clínica se consolidou como referência em saúde, reabilitação e bem-estar, em Ribeirão Preto e região.

O complexo onde a clínica está localizada, na Via Dr. Luiz Carlos Bianchi, 1759, entre Ribeirão Preto e Bonfim Paulista, contempla os serviços de fisioterapia avançada (avaliação, recovery, liberação miofascial), pilates, personal trainer, avaliação isocinética e programas de treinamento individualizado. No mesmo local, existem consultórios de outros especialistas como: nutricionistas, nutrólogos, psicólogos, Spa e Estética, agência de viagens e Boali (restaurante saudável).

A Clínica Collucci responde pelo departamento de fisioterapia do Botafogo Futebol Clube e é referência no atendimento a outras equipes esportivas e atletas de alta performance.