Vereadores aprovam Comissão Processante para investigar vereador Bigodini - 20x0
Conselho de Ética se reúne nesta quinta para dar andamento ao processo de cassação do vereador Bigodini
, atualizado
Compartilhar notícia

Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou a instalação de uma Comissão Processante para apurar as denúncias contra o vereador Roger Ronan da Silva (MDB), conhecido como Bigodini, em razão de suposta quebra de decoro parlamentar.
Bigodini esteve envolvido em um acidente de trânsito ocorrido na noite do último domingo (28), na avenida do Café, na zona Oeste da cidade. O caso gerou suspeitas de possível fraude processual, motivando a investigação por parte da Câmara. O vereador é também investigado pela Policia Civil por fraude processual, notícia falsa de ocorrência policial, falsidade ideológica além de crimes contra o código de trânsito. O Ministério Público acompanha os desdobramentos dos fatos e os procedimentos em relação aos registros da ocorrência.
Na denúncia encaminhada pelo jornalista Rodrigo Leone, foram incluídos vídeos e o boletim de ocorrência que confirmam a participação do vereador Roger Ronan da Silva e de sua namorada, Isabela de Cássia de Andrade Faria, no acidente de trânsito e as posições de cada personagem no sinistro. Esses documentos servem como evidências do envolvimento dos dois no episódio e divergem dos depoimentos dos envolvidos e testemunhas. Saiba mais, sobre o a denúncia do Jornalista Leone.
“Quis o destino que no local onde foi atingido o poste ou
durante o percurso do veículo desgovernado não
existisse uma ou mais pessoas. Quis o destino poupar a
sociedade de uma tragédia, que poderia ser o resultado
da irresponsabilidade do vereador Bigodini”
Rodrigo Leone
Sequência do Processo Disciplinar
O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Ribeirão Preto se reúne nesta quinta-feira, dia 2, às 11h, na Sala de Comissões do Legislativo, para dar sequência ao processo de cassação do vereador Bigodini, aprovado pelo Plenário na sessão desta quarta-feira (1º). De acordo com o presidente da Comissão, vereador Diácono Ramos, a expectativa é que os membros deliberem sobre o envio do ofício que notificará a defesa do parlamentar, que terá até 15 dias para se manifestar no processo.
Composição da Comissão de Ética: Diácono Ramos – Presidente; Franco Ferro – Vice-presidente; Jean Corauci – Membro; Brando Veiga – Membro; Maurício Vila Abranches – Membro.
Ocorrência
Na noite de domingo, o vereador Bigodini se envolveu em um acidente na Avenida do Café, Vila Tibério, quando supostamente a namorada dele, sem habilitação, perdeu o controle do carro alugado e bateu em uma árvore. Ambos se recusaram a fazer o teste do bafômetro, mas a mulher não apresentava sinais claros de embriaguez.
Imagens nas redes sociais mostram Bigodini saindo do carro pelo lado do motorista. O vídeo também registra a mulher entregando uma garrafa para outra pessoa. Diante dos fatos, a delegacia abriu inquérito para investigar possíveis crimes de fraude processual, autoacusação falsa e embriaguez ao volante.
Após o acidente, Bigodini não compareceu à sessão da Câmara Municipal, apresentando atestado médico para justificar a ausência por 4 dias. A Polícia Militar relatou que o vereador apresentava odor de álcool, fala confusa e dificuldade para se manter em pé, mesmo não constando essas informações no boletim da Polícia Civil.
Saiba mais:
Bigodini some em meio a divergências de relatos sobre acidente