Retratos do Samba traz Zeca em novo estilo

Show no Sesi Ribeirão traz a obra de um dos maiores intérpretes do samba brasileiro com apenas dois instrumentos: voz e piano

, atualizado

Compartilhar notícia

Clássicos de Zeca Pagodinho ganham versão em piano e voz
Clássicos de Zeca Pagodinho ganham versão em piano e voz - Foto: Divulgação/Sesi
Clássicos de Zeca Pagodinho ganham versão em piano e voz - Foto: Divulgação/Sesi

O teatro do Sesi Ribeirão Preto recebe no próximo dia 26 o show "Zeca: Retratos do Samba", que apresenta a obra de Zeca Pagodinho de forma inovadora, intimista e sensível, utilizando somente dois instrumentos: o piano e a voz. A apresentação acontece a partir das 19h30 e tem entrada gratuita. Os ingressos, no entanto, devem ser reservados antecipadanemte, através da plataforma Meu Sesi.

Sem perder o gingado da obra de Zeca, e buscando conexão com o público, o repertório é dividido em três temas principais: o cotidiano, a religião e o amor. Com essa montagem, os músivos Maysa Rizzatti (voz) e Leonardo Freitas (piano) trazem a proposta de explorar o samba de forma inusitada, adaptando as obras tradicionalmente conhecidas por meio de violão, cavaquinho e percussão.

A apresentação homenageará os 40 anos de carreira do compositor, destacando o artista como um grande contador de histórias e observador da vida urbana e popular.

Após integrar grupos de samba no Rio de Janeiro, Zega Pagodinho lançou seu primeiro disco solo em 1986. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias, elevando o músico à categoria de estrela do gênero. Em 2003, gravou o "Acústico MTV", consolidando sua popularidade. Venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba com "Deixa a Vida Me Levar" (2002).

O show integra a categoria Música do projeto Territórios SESI de Arte e Cultura. Com foco na valorização da produção artística local, o edital promove o encontro direto entre artistas e públicos nos Centros de Atividades (CATs) e Centros Educacionais (CEs) do Sesi-SP, tanto na capital quanto no interior de São Paulo.

A proposta é fortalecer o diálogo com os territórios, ampliar o acesso à cultura e estimular a circulação de diferentes linguagens.

O edital contempla quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Difusão Literária. Em Artes Visuais, as inscrições estão organizadas em duas categorias: Ocupação Artística e Ocupação Arte Digital, e contemplam projetos expositivos individuais ou coletivos, com obras inéditas ou adaptadas, em linguagens como pintura, muralismo, escultura, fotografia, vídeo e novas mídias. Já em Artes Cênicas, o chamamento abrange espetáculos, performances e ações formativas nas áreas de teatro, dança e circo, voltadas a públicos de todas as idades.

A entidade está com inscrições abertas para o projeto em 2026. O cadastro vai até 30 de março, exclusivamente pelo Sistema de Captação de Projetos Culturais do Sesi-SP.