Outubro Rosa: Hospital do Câncer recebe aval para fazer cirurgias

, atualizado

Compartilhar notícia

O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto recebeu autorização da Divisão Sanitária de Ribeirão Preto, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, para realizar cirurgias de pequeno e médio porte. Com a nova licença, a unidade poderá oferecer procedimentos clínicos, cirúrgicos e terapêuticos com permanência máxima de até 12 horas e alta no mesmo dia. Trata-se de cirurgias ambulatoriais, que não requerem internação prolongada.

A liberação ocorre em meio ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A medida deve reduzir o encaminhamento de pacientes para outras cidades. "A obtenção dessa licença é um passo histórico. Passamos a contar com uma estrutura que amplia nossa autonomia e a capacidade de oferecer um cuidado integral, resolutivo e acolhedor. Com isso, contribuímos de forma mais efetiva para reduzir as filas de espera por cirurgias e, principalmente, para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes", afirma o presidente da unidade, Antônio Carlos Maçonetto.

Em Ribeirão Preto, foram registrados 210 casos de câncer de mama no ano passado. Em 2025, até junho, já houve 71 novos diagnósticos, e 36 óbitos foram confirmados até agosto.

"O diagnóstico precoce é o principal aliado contra o câncer de mama. Quanto antes a neoplasia é identificada, maiores são as chances de um desfecho clínico positivo", ressalta o oncologista Diocésio Andrade.