Receita apreende 750 kg de perfumes importados em transportadora de RP

, atualizado

Compartilhar notícia

Em uma ofensiva contra o comércio ilegal, a Receita Federal apreendeu, entre terça e quarta feira (9-10) cerca de 750 quilos de perfumes importados irregularmente em Ribeirão Preto (SP).

A operação, conduzida pela Equipe de Vigilância de Repressão ao Contrabando e Descaminho (EVR), mirou três transportadoras da cidade após um trabalho de monitoramento de riscos.

Segundo o órgão, as mercadorias — de variados tipos e tamanhos — foram despachadas por pessoas físicas e empresas de fachada ("laranjas") para ocultar a origem ilícita. O valor total da apreensão é estimado em R$ 200 mil.

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização aponta para a prática de descaminho, crime tipificado no Código Penal que consiste na entrada de produtos estrangeiros sem o pagamento dos devidos impostos. A Receita Federal alerta que essa prática gera concorrência desleal, prejudicando o comércio formal e causando distorções no mercado de trabalho.

Os responsáveis pelas remessas serão notificados e terão prazo para comprovar a regularidade da importação. Caso não apresentem a documentação legal, além da perda das mercadorias, poderão responder a processo criminal.

número

200 mil é o valor estimado da carga apreendida