Setembro surpreende e comércio tem alta de 3,5% nas vendas
Setor se prepara para último trimeste e aposta todas as fichas no Natal e na Black Friday; empresários demonstram otimismo no futuro
, atualizado
Compartilhar notícia
As vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 3,5% em setembro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado, que havia registrado queda de -3,5% em relação a 2023. A informação é de um levantamento realizado pelas entidades representativas do comércio local.
"Setembro fechou acima da expectativa inicial e conseguiu recuperar a queda de vendas constatada em setembro de 2024. Isso também é forte evidência de que os empreendedores acreditam, cada vez mais, no potencial do Dia do Cliente para incrementar as vendas", analisa Diego Galli Alberto, coordenador da pesquisa e que atua pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp).
Em setembro, a variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas no varejo local teve redução de -2%, apontando para uma estabilidade na comparação com o mesmo período de 2024.
"Esse resultado já era esperado. Vale lembrar que a partir da segunda quinzena de outubro começa a movimentação para as contratações temporárias de fim de ano (...) os mutirões de empregabilidade, realizados pelas entidades do comércio e parceiras, vão ajudar na missão de preencher as vagas disponíveis", observa Galli.
Confiança
Considerando uma escala de 1 a 5 pontos, onde 1 significa "muito pessimista" e 5 "muito otimista", o índice de confiança dos empresários do comércio para o curto prazo (olhando para os três meses seguintes) subiu um pouco em setembro (na comparação com agosto), com média de 2,8 pontos (ante 2,6 na pesquisa anterior).
A avaliação é considerada regular pels instituições mas, considerando o índice de longo prazo (olhando para os próximos 12 meses), a média de agosto ficou em 3,0 pontos (ante 2,3 na pesquisa anterior).
Nesse cenário, a avaliação é de regular à otimista.
2,8 pontos
de zero a cinco, é a confiança dos empresários