Ricardo atende empresários e cria subsecretaria para o Centro

, atualizado

Compartilhar notícia

A Prefeitura de Ribeirão Preto sancionou a criação da Subsecretaria da Região Central, uma medida que integra o Projeto de Lei Complementar n° 3.277/2025, referente à Reforma Administrativa do município. O novo órgão, que eleva o status das antigas administrações regionais, foi criado a partir de uma sugestão formal apresentada pelo Sindicato do Comércio Varejista (SINCOVARP) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).

A lei que estabelece a Subsecretaria foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Município na última segunda-feira (22). A medida atende a uma demanda do comércio e das lideranças setoriais que buscam um Plano de Recuperação do Comércio, argumentando que o centro da cidade foi duramente afetado pela pandemia e pelas obras de infraestrutura, como os corredores de ônibus.

O novo órgão será subordinado à Secretaria da Casa Civil, pasta liderada pelo vice-prefeito Alessandro Maraca (MDB). Entre as principais atribuições definidas pela lei, a Subsecretaria deverá coordenar a execução dos serviços de rotina na área, como zeladoria e limpeza, além de fiscalizar o cumprimento de leis e posturas municipais e representar administrativamente a Prefeitura na região central.

REPERCUTE

Lideranças do comércio, como o presidente do SINCOVARP/CDL RP, Paulo César Garcia Lopes, defendem que a Subsecretaria facilitará a comunicação entre o poder público e a população do quadrilátero central, agilizando o mapeamento de demandas e a solução de problemas para dar um "olhar mais cuidadoso" ao centro. "É ganho de eficiência!", observa André Rezende, head de Relações Institucionais d instituição.

Com a publicação da lei, o próximo passo do Executivo municipal é a nomeação oficial do profissional que irá ocupar o cargo de Subsecretário. O escolhido ainda não foi divulgado.