Faturamento de franquias supera meio bilhão em RP
Número do segundo trimestre representa aumento de 7,55% em relação ao mesmo período do ano passado; alimentação lidera com 44%, mas setor do lazer e entretenimento também teve alta
, atualizado
Compartilhar notícia
O setor de franquias da cidade segue em expansão e ultrapassou R$ 527 milhões em faturamento no segundo trimestre de 2025, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O resultado representa um crescimento nominal de 7,55% em relação ao mesmo período do ano passado, refletindo a confiança de consumidores e empresários locais diante de fatores econômicos positivos, como alta taxa de emprego e aumento da massa salarial.
A tendência acompanha o desempenho nacional: o franchising brasileiro registrou alta de 14,2%, chegando a R$ 69,9 bilhões no país.
"O resultado do trimestre mostra mais uma vez o dinamismo e a constante evolução do franchising no Brasil. O setor tem alta capacidade de transformar ideias em negócios e promover crescimento coletivo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do País", afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
crescimento
Todos os segmentos acompanhados pela ABF tiveram crescimento, com destaque para Alimentação - Comercialização e Distribuição ( 44,0%), impulsionado pela sazonalidade da Páscoa. Não houve retração de acordo com os dados em nenhum dos segmentos. O fortalecimento dos mercados autônomos, lojas de conveniência, cafeterias também contribuíram para esse resultado.
Em segundo lugar, o setor do entretenimento apresentou aumento de 15,7%.
EXEMPLO LOCAL
No nível local, empreendedores já sentem o impacto do setor aquecido. Marcos Oliveira, franqueado da rede Guruseg em Ribeirão Preto, conta que a adesão ao modelo de franquia trouxe segurança e retorno rápido.
"Recuperei meu investimento já no primeiro mês de operação. O suporte da franqueadora foi essencial para o sucesso inicial do negócio", afirma.