Justiça avalia sanidade mental da Esquerdogata

, atualizado

Compartilhar notícia

A Justiça de Ribeirão Preto determinou que a influenciadora digital e professora afastada da rede municipal de Ribeirão Preto Aline Bardy Dutra, conhecida como Esquerdogata, seja submetida a uma perícia médica para avaliar sua sanidade mental.

A decisão foi proferida no inquérito em que ela é investigada por injúria racial contra um Policial Militar e resistência à prisão.

A avaliação foi pedida pela própria defesa de Aline, que informou a internação da influenciadora em uma clínica para tratamento psiquiátrico. Caso o perito oficial entenda pela insanidade, ela pode receber uma "medida de segurança" em vez de uma condenação.

Sigilo

Na mesma decisão, o juiz Nemércio Rodrigues Marques negou um pedido da defesa da para que a investigação fosse colocada em segredo de Justiça.

Os advogados de Aline sustentaram que, por ser uma pessoa pública, as movimentações do processo gerariam repercussões na mídia, o que "afetaria o tratamento da influencer".

O argumento foi rechaçado pelo juiz. "A investigada limita-se a alegar genericamente que sua condição de pessoa pública poderia atrair assédio, contudo não trouxe aos autos prova idônea ou indicativo real de risco, tratando-se de argumento abstrato", diz o despacho.