Em um ano, Conecta cumpre 27% da meta de troca de lâmpadas

Consórcio deveria ter concluído em setembro a modernização de 56 mil pontos, mas apenas 15 mil foram executados

, atualizado

Compartilhar notícia

O primeiro ano de PPP (Parceria Público-Privada) para gestão do parque de iluminação pública de Ribeirão Preto terminou sem o cumprimento da principal meta prevista no contrato entre a prefeitura e Consórcio Conecta: a troca de lâmpadas antigas por luminárias de LED. Segundo a administração, a empresa deveria ter concluído no início de setembro a substituição dos 56 mil pontos da cidade, mas só executou pouco mais de 15 mil, o que equivale a 27% do total.

O município publicou uma notificação à empresa por descumprimento contratual e abriu prazo para que o parceiro "explique" os 40 mil pontos faltantes. Essa é a quinta comunicação do tipo desde o início da atual gestão.

Em abril, o prefeito Ricardo Silva (PSD) chegou a falar em rescisão de contrato. "Esta é a nossa última tentativa para que a empresa cumpra o cronograma acordado. Precisamos garantir a iluminação adequada em Ribeirão Preto — a população não pode ser prejudicada por falhas operacionais da Conecta. Se a advertência não surtir efeito, tomaremos as medidas legais para rescindir o contrato e buscar soluções mais eficientes para manter o serviço em pleno funcionamento", declarou na época.

Mesmo com um novo suposto descumprimento, a Secretaria de Infraestrutura - responsável pela gestão do contrato - não encampou o último dado pelo prefeito.

"A atual gestão utiliza todos os recursos disponíveis para garantir a execução contratual e segue os ritos processuais. Agora, a manifestação da empresa está em análise na Procuradoria Geral do Município (PGM) para avaliação das medidas cabíveis, bem como possíveis penalidades", diz a nota encaminhada pela pasta ao Jornal Ribeirão.