Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde planeja realizar 1,2 mil cirurgias de catarata em Ribeirão Preto até o final de novembro, através do programa Agora Tem Especialistas. Três carretas do órgão iniciaram o atendimento nesta quarta-feira (24) em um shopping da cidade.
Numa primeira etapa, que vai até sexta-feira (26), 100 pacientes da cidade serão atendidos. "Escolhemos Ribeirão para fazer uma prova de conceito, justamente pela presença de uma estrutura de retaguarda. Uma vez confirmada essa estrutura, seguiremos atendendo a demanda da região metropolitana", explica o coordenador geral da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabile.
O ministério estima que 3,5 mil moradores da região estejam na fila de espera procedimento. A meta é atender 1,2 mil pacientes em 45 dias, após a fase de testes.
A dona de casa Ivete Bueno Baptista, de 77 anos, foi uma das escolhidas para a primeira fase. "Estou esperando (a cirurgia) há um ano. Chegaram a me chamar pra fazer, mas eu não pude. Minha vista, agora, tá uns 50%", explica.
Os procedimentos realizados nas carretas serão do tipo lente dobrável, que é maleável e menos invasiva. Os pacientes do SUS atendidos também receberão óculos de proteção e colírios como parte do tratamento.