Brando Veiga tem pedido de afastamento da Presidência do Republicanos em Ribeirão

Pastor Brando Veiga deixou o altar da IURD e não pode visitar outras igrejas como pastor

, atualizado

Compartilhar notícia

Pastor Brando Veiga
Pastor Brando Veiga - Foto: Foto Site do Pastor
Pastor Brando Veiga - Foto: Foto Site do Pastor

O vereador Brando Veiga, Republicanos em Ribeirão Preto, segue em meio a mais uma polêmica envolvendo acusações graves de irregularidades e má conduta ética, conforme representação ético-disciplinar protocolada nesta terça-feira junto à Comissão Executiva Nacional do partido. O documento foi encaminhado para o Presidente Nacional Deputado Marcos Pereira. A representação também foi encaminhada para Roberto Carneiro Presidente da Estadual, cópias seguiram ao Bispo Edir Macedo e Renato Cardoso, genro do Bispo, coordenador político.

A representação, agora, assinada pelo filiado José Gomes da Silva Filho, detalha uma série de condutas que violam os deveres estatutários do partido e a legislação eleitoral. Entre as acusações estão o uso irregular de servidores públicos em atividades eleitorais, supostas manipulações em gastos de campanha, por meio de “notas fiscais frias”, além do abuso do poder político e econômico para obter vantagens durante o pleito, conforme previsto nas Leis nº 9.504/97. O vereador é parte de um inquérito da Policia Federal que investiga o caso.

Denúncias levaram a inquérito na Policia Federal e afastamento do Ministério Pastoral
Foi protocolada na Câmara de Ribeirão Preto uma representação solicitando a cassação do mandato do vereador e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Brando Veiga, devido a supostas condutas ilícitas durante a campanha eleitoral de 2024. A denúncia, apresentada por André Luiz Duarte, acusa o vereador de quebra de decoro parlamentar, uso indevido de servidores públicos, gastos eleitorais irregulares e abuso de poder político e econômico. O pedido rejeitado pela Câmara Municipal e o vereador manteve-se em total silêncio sobre as acusações.

No ultimo mês o vereador que é Pastor da IURD Igreja Universal do Reino de Deus foi afastado do ministério pastoral, deixou o altar e não usa mais a gravata quando vai ao templo. O uso da gravata na Universal é um simbolismo do Pastor. Brando Veiga também esta impedido de visitar outras igrejas como pastor.

Suspeitas de Crimes Eleitorais
Além das suspeitas criminais e eleitorais, o documento destaca denúncias administrativas, como a compra irregular de aparelhos celulares com verba partidária para uso pessoal, contrariando as normas internas. A representação também aponta que essa série de atos compromete a imagem e a idoneidade do Partido Republicanos perante a opinião pública local.

De acordo com o Estatuto do Partido Republicanos, o vereador pode ser afastado preventivamente de todas as suas atividades partidárias e funções de direção, enquanto durar o processo. A medida cautelar é pleiteada para preservar a credibilidade da legenda e impedir que o representado interfira nas investigações internas.

“A permanência do vereador em suas funções representa um dano contínuo e irreparável à imagem do Republicanos, associando o partido a práticas de corrupção e desvio de finalidade no exercício do mandato”, afirma o pedido encaminhado à Executiva Nacional.

O autor da representação lamenta profundamente a necessidade da medida e critica a inércia da direção partidária de Ribeirão Preto, que, segundo ele, tem se omitido diante dos fatos, o que tem provocado ataques políticos e até ridicularização do partido na cidade.

A Comissão Executiva Nacional do Partido Republicanos ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. O vereador não atendeu nossas ligações e não respondeu as mensagens que a reportagem enviou