Kombi Safari Karmann-Ghia
Em meio à rica história da Volkswagen no Brasil, alguns modelos transcendem a função de simples veículos e se transformam em capítulos especiais da nossa indústria automobilística. A Kombi Safari Karmann-Ghia é um desses casos
, atualizado
Compartilhar notícia
Um projeto ousado, nacional e produzido em números tão pequenos que se tornou um dos carros mais raros do país.
Nascida em meados da década de 1970, a Safari surgiu como resposta à crescente busca por veículos recreativos e aventureiros. A Karmann-Ghia do Brasil, conhecida por seus acabamentos artesanais e pelo famoso esportivo que levava seu nome, enxergou ali uma oportunidade de criar algo diferente: um veículo robusto, versátil e com uma proposta totalmente fora dos padrões da época.
A solução encontrada foi utilizar a mecânica confiável da Kombi motor traseiro boxer refrigerado a ar, câmbio de quatro marchas e tração traseira combinada a uma carroceria inédita feita em fibra de vidro. O resultado foi um visual marcante e ao mesmo tempo simples, que mesclava elementos de utilitário, perua e buggy. Faróis redondos destacados, traseira com estepe exposto, janelas amplas e interior espartano reforçavam a proposta aventureira.
A produção, no entanto, foi extremamente limitada. Estima-se que apenas 100 a 200 unidades tenham sido fabricadas, embora não haja um número oficial. O caráter quase artesanal do modelo e seu nicho muito específico voltado para lazer, fazendas, praias e uso leve em terrenos irregulares fizeram da Safari um carro pouco visto nas ruas, mesmo em seu tempo.
A raridade atual não é mera consequência da baixa produção. A Kombi Safari representa um momento de criatividade da indústria nacional, quando montadoras e encarroçadoras exploraram soluções próprias para atender um público em transformação. Esse espírito inovador, aliado ao charme do design fora do comum, transformou o modelo em peça de desejo entre colecionadores. Hoje, encontrar uma unidade em bom estado é quase como achar uma relíquia.
Com seu estilo inconfundível e presença marcante, a Safari permanece como símbolo de uma época em que o Brasil ousou experimentar. É uma lembrança viva da inventividade automotiva nacional e uma joia que continua a brilhar, décadas depois, no imaginário dos apaixonados por clássicos. para mais histórias como essa siga: @autofocorp