Sem oponentes, Isaac deve ser presidente pela 3ª vez seguida
Vereador do PL será o primeiro a ser eleito três vezes seguidas para comandar Legislativo; composição da Mesa em compasso de espera
, atualizado
Compartilhar notícia
O vereador Isaac Antunes (PL) caminha para ser reeleito, pela terceira vez consecutiva, presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Apesar de ter declarado no ano passado que não pretendia continuar no comando do Legislativo, Antunes reviu a posição e decidiu disputar novamente a presidência. Hoje, ele conta com o apoio de pelo menos 15 vereadores, número suficiente para consolidar a vitória com folga.
A articulação ganha peso adicional porque 2026 será ano eleitoral, e nos bastidores já é dada como certa a intenção de Isaac Antunes de disputar uma vaga para deputado estadual, reforçando o interesse em manter influência sobre o comando do Legislativo municipal.
"Ele é um grande articuldor e domina a Casa. E é importante para o governo Ricardo Silva, sem ele não há suporte no Legislativo", comenta o cientista político Leopoldo Vicente.
Assim como ocorreu na última disputa, a tendência é que a eleição aconteça sem adversários internos. Nos bastidores, chegaram a ser especulados nomes como André Rodini (Novo), Danilo Scochi (MDB) e Jean Corauci (PSD), que poderiam apresentar candidatura caso Antunes não fosse para a reeleição. Confirmada sua participação, nenhum deles pretende confrontar o atual presidente.
O PT também não deve votar em Antunes, mas não trabalha com a possibilidade de lançar um nome próprio, como ocorreu na última eleição. Deve optar, novamente, pela abstençõ.
RECONDUÇÃO
A reportagem falou com cinco diferentes vereadores, que confirmaram a recondução de Isaac ao cargo. Com isso, ele se tornará o primeiro presidente da história da Câmara de Ribeirão Preto a ser eleito três vezes seguidas — uma na legislatura anterior e duas na atual — consolidando sua liderança política na Casa.