Natal Luz da Acirp faz Ribeirão brilhar

A 23ª edição do Natal Luz da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) foi encerrada com números expressivos: em 26 dias de atrações gratuitas tivemos mais de 28 mil visitantes no Noel Móvel e na Casinha do Noel no Palace.

, atualizado

Compartilhar notícia

A cidade brilhou no chão como um céu em meio a milhão de luzinhas e cenários distribuídos pelo Centro e principais corredores comerciais. Quem foi ao Centro viu as ruas lotadas de famílias passeando e com sacolas de compras para o fim de ano.

No Estado, faturamento histórico para a época, com crescimento médio de 4% em relação a 2024 - chegando até 9% no setor de roupas e 6% em supermercados e farmácias. Na cidade, o reflexo da alta de empregos foi sentida com a injeção de quase R$ 1 bilhão do 13º na economia, conforme projeção do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp.

Para além dos números, houve sucesso ainda na união em prol do município. Por meio de uma parceria inédita com a Prefeitura Municipal, construímos um Natal ainda mais mágico - com direito a entrega das chaves da cidade ao Papai Noel e celebração completa no acendimento das luzes na Praça XV.

Sob comando do prefeito Ricardo Silva e do vice-prefeito Alessandro Maraca, as secretarias se uniram e ajudaram a construir um evento mais seguro, com ações da Infraestrutura e reforço fundamental da Guarda Civil Municipal nas regiões de comércio de rua.

Atendendo ao chamado, a Polícia Militar também ampliou sua ação até 23h, uma hora além do horário especial de atendimento do varejo nesta época. A medida aumentou a sensação de segurança pública, garantindo não só o movimento no Centro e em avenidas como Saudade, 13 Maio e D.Pedro I, mas também o regresso seguro de quem trabalhou nesse período.

Cabe destacar ainda a presença da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que levou corais e atividades aos bairros, ampliando o acesso da população a momentos únicos.

De suma importância para as empresas, o Natal Luz da Acirp é uma festa para todos, muito mais que um evento sazonal, tendo alcançado o status de patrimônio afetivo e catalisador do desenvolvimento da cidade. A capacidade de reunir pessoas, gerar memórias e fomentar a economia local é o que faz, de fato, o Natal Luz da Acirp ser iluminado.

Com uma equipe de 44 pessoas, sendo 35 artistas locais e nove colaboradores diretos, a entidade promoveu duas paradas e distribuiu cerca de 20 toneladas de alimentos aos que vieram tirar fotos e entregar cartinhas ao Bom Velhinho - um presente especial da Santa Helena, empresa amiga de longa data do evento.

O Noel Móvel da Acirp percorreu 20 pontos do município com seu cenário itinerante e atraiu 8.610 visitantes. A Casinha do Noel no Centro Cultural Palace, por sua vez, recebeu um público de 19.526 pessoas.

São muitas histórias para contar e podemos dizer, com certeza, que o Natal da Acirp, mesmo apagando agora suas luzes até o próximo ano, deixa aceso um brilho especial na economia e na identidade de Ribeirão.

*é empresária e presidente da Acirp