"As Aves da Noite" encerra turnê paulista com apresentações gratuitas em RP
Com direção de Hugo Coelho e elenco premiado, espetáculo aborda os limites da humanidade e a resistência diante da barbárie
Compartilhar notícia

O drama “As Aves da Noite”, de Hilda Hilst, chega a Ribeirão Preto para encerrar sua aclamada circulação por cinco cidades paulistas, com apresentações gratuitas nos dias 1º e 2 de novembro, no Teatro Municipal. Escrita há 57 anos, a peça venceu o Prêmio APCA 2022 de Melhor Espetáculo Virtual e é considerada uma das obras mais densas e atuais da dramaturgia brasileira.
Com direção de Hugo Coelho e elenco formado por Marco Antônio Pâmio, Marat Descartes, Regina Maria Remencius, Rafael Losso, Walter Breda, Fernando Vítor, Marcos Suchara, Wesley Guindani e Heloisa Rocha, a montagem parte da história real do padre Maximilian Kolbe, preso em Auschwitz e voluntário para ocupar o lugar de um judeu condenado à morte. A narrativa, que se desenrola no chamado “porão da fome”, confronta os personagens com dilemas éticos, fé e desespero em meio ao confinamento.
Segundo o diretor Hugo Coelho, “esta é uma versão contemporânea do texto de Hilda. Não é uma reconstituição de Auschwitz, partimos de Auschwitz. O espetáculo é um grito contra a barbárie, contra o fascismo que usa a violência como instrumento de ação política”. O cenário, composto por gaiolas humanas, simboliza o cárcere e reforça o clima claustrofóbico, enquanto a trilha sonora de Ricardo Severo e a iluminação de Fran Barros intensificam a sensação de sufocamento. O figurino, de Rosângela Ribeiro, remete aos uniformes dos prisioneiros, compondo uma atmosfera de opressão e melancolia.
Coelho define a peça como “um grito contra a barbárie e contra o fascismo que usa a violência como instrumento político”. Em suas palavras, a força de “As Aves da Noite” está em traduzir o inominável através da poesia e da arte: “Só em situações extremas é que a poesia pode eclodir viva — como resistência, desespero e esperança.”
Serviço:
Espetáculo "As Aves da Noite"
Sábado (01/11), às 20h, e domingo (02/11), às 18h no Teatro Municipal de Ribeirão Preto – Praça Alto do São Bento, s/nº – Campos Elísios
Ingressos: gratuitos, distribuídos na bilheteria uma hora antes das sessões.
Reservas antecipadas no site megabilheteria.com (liberadas a partir do dia 27/10)
Classificação: 16 anos