Black Friday 5 dicas para lucrar de verdade

Segundo especialista, a combinação de planejamento, tecnologia e inteligência financeira é a chave para transformar grandes descontos em crescimento sustentável

, atualizado

Compartilhar notícia

A Black Friday se estabeleceu como um momento central no calendário do varejo brasileiro. A data, que possui projeção de movimentar mais de R$ 13 bilhões neste ano, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), é também um teste para a capacidade de gestão financeira das empresas. O grande desafio é vender mais e assegurar que esse aumento se traduza em rentabilidade e sustentabilidade. Muitas empresas se perdem em descontos agressivos sem calcular o impacto no caixa e nas margens.

"A Black Friday exige mais do que boas ofertas; demanda inteligência financeira para transformar o alto volume de vendas em lucro real e sustentável. Sem planejamento e ferramentas adequadas, o que deveria ser uma oportunidade de crescimento pode virar uma fonte de desorganização e prejuízo no pós-evento", afirma Maurício Galhardo, sócio de uma plataforma de gestão financeira para franquias e redes varejistas do país.

Dono de uma empresa que já otimizou a gestão financeira de mais de 15 mil varejistas no Brasil, incluindo grandes nomes como Havaianas e Cacau Show, o executivo oferece cinco dicas essenciais para que o varejista se prepare financeiramente para a Black Friday.