Black Friday e Natal devem definir ano do comércio

, atualizado

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A pressão inflacionária perdeu um pouco de força, no entanto, não o suficiente para evitar preocupações com o cenário macroeconômico neste fim de ano. A análise é do analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL.

"Os níveis de inadimplência e de endividamento das famílias continuam altos. A taxa de juros permanece em 15% ao ano e assim deve continuar até dezembro. Esse conjunto de fatores encarece o crédito e prejudica o poder de compra do consumidor", afirma.

De acordo com projeções, o trimestre final de 2025 será decisivo para o comércio, em especial a preparação para a Black Friday e Natal. "O consumidor segue cauteloso e valorizando as promoções. A grande maioria fará pesquisas na internet e nas lojas físicas, comparando preços de um ambiente com o outro, para, aí sim, decidir o que e onde vão comprar. Agora é a hora de pensar 'fora da caixa'. Quem se diferenciar da concorrência terá o melhor resultado!"