Compartilhar notícia
O comércio de Ribeirão Preto espera um aumento de até 2% nas vendas de outubro, impulsionado pelo Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, terceira data mais importante do calendário varejista. O ticket médio dos presentes deve ficar entre R$ 250 e R$ 300, segundo levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV) do Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp).
"A tendência é de termos um pico de vendas até o Dia das Crianças e outro, menor, no final do mês por causa do Halloween. Entre esses períodos, haverá uma acomodação natural das vendas. Vale lembrar que o varejo de Ribeirão Preto passou por duas leves quedas em julho e agosto", explica o economista Diego Galli Alberto, coordenador do CPV.
A pesquisa aponta que 72% dos consumidores de Ribeirão Preto e região pretendem comprar pelo menos um presente para o Dia das Crianças. A média nacional é de 70%, segundo levantamento da CNDL/SPC Brasil/Offerwise Pesquisas.
"Mesmo com essa intenção de compra, o consumidor está mais cauteloso, buscando melhor custo-benefício. Muitos devem optar por presentes mais simples agora para economizar e investir mais nas compras de Natal", observa Galli.
Bombando
Os produtos mais procurados serão brinquedos, roupas, calçados, celulares, jogos, chocolates e doces, além de programas de lazer e entretenimento em família, que vêm ganhando força e movimentam outros setores da economia local.
Impacto da inflação
O bolso do consumidor sente a pressão da inflação. Uma pesquisa da CNC mostra que o preço médio da cesta ligada ao Dia das Crianças subiu 8,5% em relação a 2024, que já tinha registrado alta de 3,1% sobre 2023. Essa é a maior variação desde 2022 (9,9%).
O aumento é puxado por alimentos, como chocolates ( 24,7%), doces ( 13,9%) e lanches ( 10,9%). Brinquedos e roupas, principais itens da data, devem ter alta menor.
"O consumo desacelerou, e os empreendedores precisam apostar nas últimas datas comemorativas do ano: Dia das Crianças, Black Friday e Natal. A hora é agora!", alerta Diego Galli.