Região na lista das maiores produtoras de amendoin

, atualizado

Compartilhar notícia

Ribeirão Preto se consolida como um dos principais polos de produção de amendoim em São Paulo, Estado responsável por 86% da produção nacional. Entre janeiro e agosto de 2025, o município contribuiu para exportações que totalizaram mais de 180 mil toneladas, com faturamento de US$ 222 milhões, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA - Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA).

O crescimento expressivo, de 26% em relação ao mesmo período de 2024, reflete a importância do município dentro do complexo agroindustrial paulista. Ribeirão Preto integra as principais regiões produtoras, ao lado de Tupã, Marília e Jaboticabal, e se beneficia do cultivo de variedades de alta produtividade e resistência, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-Apta).

Entre os destinos internacionais do produto paulista, destacam-se Rússia (22%), China (21%), Argélia (11%) e Países Baixos (7%), porta de entrada para o mercado europeu. O aumento do volume exportado para a China — 35 mil toneladas em poucos meses — chamou atenção do setor e evidencia a competitividade das lavouras paulistas, incluindo as de Ribeirão Preto.

Além dos grãos, o óleo de amendoim teve crescimento expressivo nas exportações, com aumento de 170% e total de 98 mil toneladas, destinadas principalmente à China (87%) e à Itália (13%). Considerado uma iguaria por seu sabor e qualidades nutricionais, o produto é rico em Ômega 6, vitamina E e antioxidantes, contribuindo para saúde cardiovascular e proteção celular.