Comércio prevê aumento de 4% nas vendas em agosto

Lojas terão horário especial facultativo de funcionamento na sexta (8) e no sábado (9); ticket médio pra dia dos pais será de R$ 300

, atualizado

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Comércio terá horário especial para o Dia dos Pais
Comércio terá horário especial para o Dia dos Pais - Foto: Marcela Barbosa
Comércio terá horário especial para o Dia dos Pais - Foto: Marcela Barbosa

O Comércio Varejista de Ribeirão Preto espera crescimento médio entre 2% e 4% nas vendas de agosto de 2025, mês em que é comemorado o Dia dos Pais. É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), entidades que representam oficialmente o Varejo de Ribeirão Preto e mais 43 cidades da região.

“Vamos ter um pico de vendas até o Dia dos Pais e depois uma acomodação no restante do mês. O tíquete médio do presente deve variar entre R$ 250 e R$ 300 reais, nessa que é a quarta data mais importante do calendário varejista. O valor está acima do estimado no ano passado uma vez que, de lá para cá, a inflação provocou alta dos preços”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Vale lembrar que a projeção de vendas para agosto de 2024 foi para uma de alta entre 3% e 5%, e não se concretizou. Na ocasião, o desempenho teve leve variação positiva de 0,5% na comparação com o mesmo mês de 2023.

No Brasil

A expectativa de vendas para o Dia dos Pais 2025, em Ribeirão Preto, vai ao encontro da estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) que é para um crescimento médio de 3,2% com volume de vendas projetado em R$ 7,84 bilhões no varejo brasileiro. As maiores movimentações tendem a se concentrar em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Intenção de compra

Com base em dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) apurou que 67% dos consumidores ribeirão-pretanos devem ir às compras para o Dia dos Pais 2025. O percentual é próximo do índice nacional que é de 65%.

Os produtos mais procurados serão roupas, calçados, acessórios como cintos, carteiras, óculos, perfumes, artigos esportivos, relógios, celulares e eletroeletrônicos. “A tendência é de que os filhos optem por comprar presentes relacionados à personalidade e às necessidades do pai”, diz Galli.

Buscas na internet dominam mercado

O levantamento mostrou inda que 78% dos consumidores pretendem pesquisar os preços antes de comprar o presente, sendo que 81% farão isso online e 68% em lojas físicas, uma alta de 9% em relação ao ano anterior.

Em Ribeirão Preto, o CPV projeta que 74% dos consumidores comprarão em lojas físicas, percentual um pouco abaixo da projeção nacional que é de 76%. 44% farão alguma compra online (a projeção nacional é de 43%), usando aplicativos (70%), sites (65%) e até redes sociais, como o Instagram (19%).