Vendas em Ribeirão crescem 1,7% em junho
Resultado frustrou varejistas, que esperavam um aumento de até 4% por conta do frio
, atualizado
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As vendas do Comércio Varejista de Ribeirão Preto tiveram pequeno crescimento médio de 1,7%, em junho, em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta o CPV (Centro de Pesquisas do Varejo), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas). O resultado ficou abaixo da expectativa das entidades, que projetavam uma alta de até 4%, especialmente por conta do frio.
“O resultado representa uma pequena recuperação, porém, um pouco abaixo do mínimo esperado, para junho de 2025, cuja estimativa era para uma alta entre 2% e 4%. Houve um pico de vendas até o Dia dos Namorados (12/6) seguido de uma acomodação natural no restante no mês. A própria data sazonal e a temporada de festas juninas ajudaram, mas o fator que mais colaborou para que a variação ficasse positiva foi o frio mais intenso e prolongado, desse ano, que impulsionou principalmente os segmentos de vestuário e calçados”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.
A alta nas vendas refletiu também no nível de empregos gerados. Em junho, a variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas no narejo local teve crescimento de 2,2% na comparação com o mesmo período de 2024.
Confiança
Considerando uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDL RP de curto prazo (olhando para os três meses seguintes) manteve-se estável, em junho (na comparação com maio), com média de 3,0 pontos. O mesmo ocorreu com o índice de longo prazo (olhando para os próximos 12 meses), que também se manteve estável em 3,0 pontos. A avaliação é de regular à otimista.
Primeiro semestre foi de estabilidade
O CPV SINCOVARP/CDL RP também apurou que o desempenho médio de vendas do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, considerando todo o primeiro semestre de 2025 (de janeiro à junho), apresentou pequena variação positiva de 0,9%, repetindo o índice do mesmo período do ano passado (comparado a 2023), o que mostra um movimento de estabilização das vendas e desaceleração do consumo.
No 1º semestre de 2025, o Varejo ribeirão-pretano também apresentou crescimento acumulado de 5,26% no faturamento nominal, em relação ao mesmo período de 2024. Descontada a inflação de janeiro a junho, que foi de 2,99%, o crescimento real do faturamento foi de 2,2%, no 1º semestre desse ano. “Aqui é importante salientar que o faturamento é bem maior que o desempenho de vendas porque, com a inflação, os preços estiveram mais caros. Ou seja, subiu faturamento bruto, mas a pressão inflacionária acabou puxando faturamento real para baixo”, esclarece o pesquisador.
No quesito empregabilidade, a pesquisa aponta que o número de vagas no Varejo de Ribeirão Preto cresceu 5,9%, no acumulado do primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. “O resultado reflete uma sequência de cinco pequenas altas, com destaque para março, abril e junho. Mesmo após uma queda já esperada em janeiro, o setor demonstrou boa recuperação da empregabilidade ao longo do semestre”, analisa Galli.