Obras paralisam atividades na Catedral Metropolitana

Celebrações e atividades religiosas serão realocadas inicialmente para o Centro Social Dom Arnaldo Ribeiro

, atualizado

Compartilhar notícia

Comissão de Restauro da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto
Comissão de Restauro da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto - Foto: Divulgação
Comissão de Restauro da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto - Foto: Divulgação

A Comissão de Preservação e Restauro da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto anunciou nesta sexta-feira (19) a paralisação das atividades religiosas no templo, que passa por obras de restauração. As celebrações serão realocadas, inicialmente, para o Centro Social Dom Arnaldo Ribeiro.

As missas deste sábado (20) e domingo (21) estão confirmadas. Em breve, será divulgada a nova agenda de atividades da Catedral, com os respectivos locais e horários.

Segundo o engenheiro responsável, Robson Alvares, a paralisação já estava prevista no planejamento geral do restauro, condicionada a avaliações técnicas para adequação do cronograma. No entanto, a movimentação da estrutura do prédio, observada nos últimos dias, associada ao volume de água empregado nos procedimentos técnicos e ao aumento das chuvas típicas deste período - embora esperada, superou as projeções iniciais consideradas para esta fase da obra. Diante desse cenário, optou-se pela antecipação dessa etapa, como medida de cuidado e preservação, especialmente em um período de final de ano e celebrações natalinas, tradicionalmente marcado por maior presença de fiéis.

"Nós já considerávamos um aumento natural de uso da Catedral neste período. O que os acompanhamentos técnicos indicaram foi uma movimentação estrutural acima do previsto inicialmente para esta etapa da obra. Diante disso, optamos por antecipar a paralisação das atividades no templo, garantindo que o restauro avance com segurança, sem riscos e com o respeito que um patrimônio histórico exige", explica.

A Comissão de Preservação e Restauro da Catedral de Ribeirão Preto é formada por representantes da Igreja, profissionais técnicos e entidades parceiras. Atua no acompanhamento das obras, na orientação das decisões técnicas e na articulação institucional da campanha Salve a Catedral.