Botafogo anuncia Cláudio Tencati como técnico para 2026

Conhecido como 'o especialista em acessos', treinador vai tentar mudar a rotina de lutas contra o rebaixamento no Pantera

Compartilhar notícia

Com acessos pelo Criciúma, Cláudio Tencati é o novo técnico do Botafogo
Com acessos pelo Criciúma, Cláudio Tencati é o novo técnico do Botafogo - Foto: Celso da Luz/Assessoria C.E.C.
Com acessos pelo Criciúma, Cláudio Tencati é o novo técnico do Botafogo - Foto: Celso da Luz/Assessoria C.E.C.

Após uma temporada de alívio e drama pela permanência na Série B, o Botafogo Futebol SA (Botafogo-SP) virou a página e anunciou Cláudio Tencati, de 52 anos, como seu novo treinador para a próxima temporada. Conhecido como "o especialista em acessos", Tencati chega ao Pantera com a missão ambiciosa de mudar o foco do clube da luta contra o rebaixamento para a briga por uma vaga na elite do futebol nacional.

Tencati traz no currículo sua credencial mais forte: o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro conquistado com o Criciúma em 2023. Sua experiência em promover equipes não se limita à elite; o técnico também conduziu o time catarinense da Série C para a Série B em 2021. Além disso, Tencati é reconhecido por seu trabalho longevo no Londrina, onde obteve o acesso para a Série C em 2014 e, posteriormente, para a Série B em 2015.

"Estou muito feliz com o projeto apresentado, que mostrou os objetivos do clube para a próxima temporada. Vamos mudar a chave e brigar pelo acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Esse é o desejo de todos que estão envolvidos com o projeto", afirmou o novo comandante, ressaltando o desejo de levar o tradicional clube de Ribeirão Preto de volta à primeira divisão.

O treinador paranaense elogiou a estrutura e organização do Pantera, citando a iminente construção de um Centro de Treinamento para as categorias de base como um fator importante para o crescimento. Tencati desembarca no Estádio Santa Cruz acompanhado de seus auxiliares técnicos, Aléssio Antunes e Lucas Leme. Ivan Izzo, que comandou o time interinamente nas rodadas finais da Série B – e garantiu a manutenção –, permanecerá na comissão técnica fixa do clube, garantindo a continuidade e o conhecimento interno do elenco.

Com o anúncio feito em 24 de novembro de 2025, o Botafogo-SP corre contra o tempo para montar o elenco que terá a missão de disputar o Paulistão 2026, que começa em 11 de janeiro, e buscar o acesso na Série B. O histórico de Tencati na competição alimenta a esperança da torcida por uma temporada mais vitoriosa e menos angustiante do que a recém-encerrada.

Adversários da Copa São Paulo de Juniores

Comercial e Botafogo já conhecem seus adversários para a Copa São Paulo de Juniores 2026. O Leão está no grupo 10 com sede em RibeirãoPreto, precisamente no Estádio Dr Francisco Palma Travassos. Já o Botafogo está no grupo 11 e fará seus jogos em Brodowski. Veja como ficaram os grupos.

Grupo 10 – Ribeirão Preto

Comercial-SP

América-MG

Noroeste-SP

Atlético-PI

 

Grupo 11 – Brodowski

Bandeirante-SP

Santa Cruz-PE

Botafogo-SP

Tuna Luso-PA

na bacia das almas

O Botafogo está fazendo um limpa no time que quase foi rebaixado na Série B que terminou domingo. Lutando para não cair até a última rodada, o time acabou se salvando na bacia das almas. A derrota da Ferroviária, que acabou sendo rebaixada para o Operário de Ponta Grossa no Paraná e o empate com Avaí em casa por 1 a 1 ajudaram o Botafogo a se manter na divisão. O tricolor somou 42 pontos em 38 jogos. Ganhou 10 vezes, empatou 12 e perdeu 16. Levou 52 gols e fez apenas 32. O time era tão fraco que quase todo ele está sendo dispensado. A verdade é que o Pantera sob administraçãoda S/A brigou mais um ano para não cair, o que tem sido normal nos últimos sete anos sob o comando de Adalberto Baptista.

 

Quase todos dispensados

Veja quais são os jogadores até agora dispensados pelo Botaogo.

Goleiro: João Carlos

Zagueiros: Alisson Cassiano e Rafael Milhorim

Lateral-direito: Wallison; os laterais-esquerdos Jean Victor e Gabriel Risso

Meio-campistas: Gabriel Bispo, Jhony Douglas, Wesley Dias, Matheus Barbosa e Alejo Dramisino

Atacantes: Jonathan Cafu, Robinho, Matheus Regis, Gabriel Barros e Ronie Carillo.

A diretoria agradeceu o empenho de todos os atletas ao longo da passagem pelo clube e desejou sucesso na sequência de suas carreiras.