Conheça as seleções já classificadas para a Copa Do Mundo 2026

Fase de classificação entra na reta final com a definição de últimas vagas em repescagens

Compartilhar notícia

Campeã do mundo em 2010, Espanha é uma das equipes já classificadas
Campeã do mundo em 2010, Espanha é uma das equipes já classificadas - Foto: Divulgação/Fifa
Campeã do mundo em 2010, Espanha é uma das equipes já classificadas - Foto: Divulgação/Fifa

A Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2026 acontecerá entre 11 de junho e 19 de julho, em 16 cidades distribuídas pelos Estados Unidos, México e Canadá.

Esta será a maior edição da história do torneio, reunindo 48 seleções de todos os continentes — a primeira após a expansão do formato, que deixou de ter 32 e passou a contar com 48 equipes.

Ao todo, serão disputadas 104 partidas. As seleções serão organizadas em 12 grupos de quatro times cada. Avançam para a fase eliminatória as duas melhores equipes de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados.

Para conquistar o título mundial, a equipe campeã precisará disputar oito jogos — um a mais do que a Argentina realizou ao vencer a Copa do Mundo de 2022.

Das 48 seleções participantes, 39 já estão classificadas. As demais ainda dependem dos resultados das eliminatórias continentais. A lista completa pode ser conferida abaixo.

Seleções garantidas na Copa 2026

Países-sede

Estados Unidos
México
Canadá
América do Sul

Américana do Sul

Argentina
Brasil
Equador
Uruguai
Colômbia
Paraguai


América do Norte

Curaçao
Panamá
Haiti


Europa

Inglaterra
França
Croácia
Portugal
Noruega
Alemanha
Países Baixos
Suíça
Escócia
Espanha
Áustria
Bélgica


Ásia

Austrália
Japão
Jordânia
República da Coreia
República Islâmica do Irã
Uzbequistão
Catar
Arábia Saudita


África

Marrocos
Tunísia
Egito
Argélia
Gana
Cabo Verde
África do Sul
Senegal
Costa do Marfim


Oceania

Nova Zelândia

Novo presidente

Em reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (17), o Conselho Deliberativo do Botafogo Futebol Clube deu posse a Alessander De Martin para a presidência executiva no biênio 2026/2027. Ele terá como vice o ex-presidente Eduardo Esteves. Nomeada "Botafogo, time do povo", a chapa de ambos foi a única inscrita. "Agradeço a todos que ajudam o Botafogo no dia a dia, de alguma forma. Agradeço aos conselheiros que lutam para preservarmos nosso patrimônio, nossa história, nossa casa... Se não fossem eles, teríamos perdido tudo", disse o novo presidente. Alessander era membro do Conselho de Adminstração do Botafogo S/A, e um dos grandes adversários de Adalberto Baptista na sociedade anônima entre o Botafogo FC e a Trexx Holding, empresa de Baptista. O novo presidente do Botafogo seguirá a linha de não promover acordo com o sócio, seu objetivo é dissolver a sociedade na justiça. As duas partes travam uma luta gigante na Câmara Brasil Canadá. Mas segundo o próprio Alessander estas decisão de rompimento da sociedade não sairá em 2026.

Vazamento e renúncia

Um vazamento de um documento confidencial no Comercial está causando grandes discussões nos meio alvinegros. Por conta deste vazamento o vice-presidente Juvêncio Vilares renunciou o cargo e manifestou publicamente o motivo da sua decisão. O documento que caiu na mão de imprensa e torcedores tinha detalhes do processo de sociedade anônima que o clube está encaminhando com as empresas WWSA e Rydex. A verdade é uma só: Os responsáveis por esta tentativa de construção de uma S/A no Comercial estão demorando demais para concluir esta parceria. É evidente que deve haver cuidado e segurança jurídica em qualquer contrato, mas só quero lembrar que o Comercial está na quarta divisão do futebol estadual e sem calendário no futebol nacional. E que por esta situação não será toda hora que vai aparecer alguém querendo investir no clube.

Fora da decisão

A rede Globo pode ficar de fora da grande decisão de título do Brasileirão 2026.Na última rodada do Brasileirão, marcada para 7 de dezembro, um domingo, às 16h, a Globo não exibirá nem Flamengo nem Palmeiras na TV aberta. O jogo Mirassol x Flamengo terá transmissão exclusiva do Amazon Prime. Já o jogo Ceará x Palmeiras será transmitido TV Record. Ou seja, caso a decisão do título fique para a última rodada, a emissora carioca vai perder o momento mais importante da competição, a que definirá o campeão da temporada. Nem nos canais Premier estes dois jogos estarão.