FPF apresenta a nova fórmula do Paulistão
Principal torneio estadual do país começa no dia 11 de janeiro e a previsão de encerramento é no dia 8 de março
Compartilhar notícia
A Federação Paulista de Futebol lançou oficialmente o Paulistão 2026 na noite desta terça-feira, em São Paulo, reunindo dirigentes, patrocinadores, parceiros de transmissão e jornalistas. A cerimônia marcou o início de uma nova era para o futebol paulista, com formato inédito e inovador, parada de hidratação em todos os jogos, ofensiva por mais tempo de bola rolando, grandes marcas envolvidas, transmissões multiplataformas e tecnologia de ponta dentro e fora de campo.
A cerimônia ocorreu logo após o Conselho Técnico da competição, onde representantes dos clubes discutiram e aprovaram os detalhes técnicos. O Paulistão 2026 começará no dia 11 de janeiro e a previsão de encerramento é no dia 8 de março.
A grande novidade é a nova fórmula de disputa, desenhada para aumentar a competitividade, a imprevisibilidade e o apelo de cada partida. Inspirado na UEFA Champions League, o novo sistema distribui as oito rodadas da primeira fase em um modelo de potes: os times enfrentam-se todos dentro de cada pote e contra alguns times dos outros potes. Isso elimina os grupos fixos tradicionais.
Na primeira fase, cada time jogará oito partidas —quatro em casa e quatro fora— enfrentando adversários de todos os níveis e garantindo equilíbrio técnico e grandes clássicos logo nas primeiras rodadas. Os times foram distribuídos em cada pote de acordo com critérios técnicos.
Ao final da fase, os oito melhores avançam para as quartas de final, em jogo único, com empates decididos nos pênaltis. As semifinais também serão em partida única, e a grande final está programada para o dia 8. Os dois últimos colocados ao final da primeira fase são rebaixados ao Paulistão A2 2027.
Novidade
Além do novo formato, o Paulistão 2026 trará novidades diretamente ligadas à experiência em campo. A partir da próxima edição, todos os jogos terão parada para hidratação: serão dois minutos no primeiro tempo e dois minutos no segundo, garantindo melhores condições físicas aos atletas para o melhor espetáculo. A medida foi debatida e aprovada pelos treinadores, capitães e executivos de todos os clubes do Paulistão, em reunião com Mauro Silva, Vice-Presidente da FPF.
Tragédia
Um torcedor de 67 anos faleceu dentro do estádio Santa Cruz logo após a vitória do Botafogo sobre o Amazonas por 1 a 0. O Sr Antonio Pacheco era bastante conhecido pela torcida botafoguense. Ele passou mal durante a partida, após o jogo, ao ir embora voltou a não se sentir bem de novo. De pronto alguns torcedores o atenderam, inclusive uma enfermeira que também assistia a partida. Quando os médicos chegaram realizaram manobras para tentar reanima-lo, mas infelizmente ele não conseguiu sobreviver e faleceu dentro do estádio. Esta é a primeira vez que um torcedor falece dentro do estádio do Botafogo. A caso comoveu toda a coletividade tricolor.
Com pressa
A WWSA e a Rydex Brasil, empresas escolhidas pelo Comercial como parceiras no projeto de sociedade anônima devem antecipar as negociações com o clube comercialino, segunda esta coluna apurou as duas empresas já querem participar das decisões no Campeonato Paulista Da Série A 4 , competição que o Leão irá disputar e que tem seu inicio programado para fevereiro de 2026. Antes o que estava programado era uma nova reunião no começo de janeiro com inicio da S/A para o segundo semestre de 2026.