QUE VICE SOU EU?

, atualizado

Compartilhar notícia

Presidente Nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi responde com ironia quando perguntam se apoia o MDB como vice de Lula em 2026: "Eu topo! Desde que seja o Temer", disse a interlocutores, quase relembrando o papel do ex-vice no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. "Assim eu não quero", diria Lula.

CASCATA DA AGRISHOW

Governador Tarcísio (REP) prometeu melhorias no Anel Viário na Agrishow passada para a feira de 2026, mas a Artesp desmentiu em nota no início do mês: "Somente após a conclusão e análise desse estudo será possível definir o escopo final das obras e estruturar um cronograma para eventual início das intervenções". Ribeirão entrou em mais uma fila.

DESCONGELA JÁ

Servidores municipais se adiantaram ao "Descongela Já" federal, que libera prefeituras a quitar direitos suspensos na pandemia, e promoveram manifestação local bem-humorada no Carnaval da Avenida 9 de Julho. Sem o Sindicato dos Servidores, que respondeu que pauta, agora, é o acordo coletivo.

REFLEXÕES

Vereador ser barrado em escola municipal não é novidade — Perla Müller (PT) inclusive registrou Boletim de Ocorrência sobre o caso recentemente. Governos passados também bloquearam o acesso. Só com agenda e autorização da Secretaria de Educação! Mas um influencer entrou em uma escola sem autorização da SME, com aval da gestão da unidade, e produziu conteúdo. Resultado: o secretário da pasta foi chamado de "frouxo" e gestora da escola de "maliciosa" por membro do governo. Haverá consequência.

QUEM ÉS TU, NICOLAU?

Pivô do rompimento Isaac-Lincoln (e demissão do comunicador na JP News), o ex-vereador de Jaboticabal e agente imobiliário Jan Nicolau Baaklini tem excelente trânsito nas secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, sob controle de Cláudio Almeida. Nas pastas, caras de paisagem, em alguns casos, e receio e constrangimento, em outros.

VESTIU A CAMISA

Por sinal, Lincoln não larga o logo da Jovem Pan News mesmo após a demissão. Mantém o design inclusive nas sessões remotas da Câmara, embora não seja usual nem adequado. O mesmo acontece no seu WhatsApp pessoal e redes sociais. Apego, pertencimento ou desafio? Talvez as três alternativas, mas é fato que as desavenças vão muito além de Nicolau.

DULCE SILVA ROMUALDO

Cláudio Romualdo recentemente filiou-se ao PSD e se licencia, em abril, da pasta Cidadania para disputar eleição para deputado federal. No lugar dele, Dulce Neves deve assumir — recém-nomeada como adjunta. Parece que as relações entre a musa - que nos idos tempos chegou a ser capa da então prestigiada revista Playboy - e o prefeito Ricardo Silva voltaram às boas. Ambos não se falavam desde o início do governo. "Reatados". "Abranche" alas!

SOMBRA FILÉ

Dulce Neves, com expertise em Cultura, deve fazer sombra à secretária da pasta, Maria Eugênia Biffi, em crise após a perda de verbas milionárias da Fábrica 4.0, de emenda para o Museu do Café (Reserva Técnica do Mobiliário) e de oficinas de cultura descontinuadas em 2027. Em tempo: os centros culturais estão vazios...

FIO DA NAVALHA

A audiência de instrução e julgamento do vereador Bigodini está marcada para 29 de junho. Como a coluna já havia antecipado, o processo não correu, voou e deve ter sentença ainda em 2026. O presidente da Comissão de Ética, Diácono Ramos (UP), garantiu que, em caso de condenação, o processo disciplinar será reaberto — e a primeira suplente na fila para assumir a vaga é justamente Maria Eugênia Biffi. O acordão está à vista, diria o atento Cabral.

MÃOZINHA POR CABIDES

A Comissão de Esportes, Cultura, Turismo, Recreação e Lazer, presidida por Matheus Moreno (MDB), fez indicação ao Executivo para o desmembramento da Secretaria da Cultura e Turismo em duas independentes. A justificativa é que os processos são distintos, mas o objetivo político de verdade é atender "rebeldes sem cargos" da base governista da Câmara.