entrelinhas dos poderes

100 mil votos deixarão de ser disputados em 2026 por tradicionais forasteiros federais e outros 60 mil por estaduais

, atualizado

Compartilhar notícia

Tudo aqui
Tudo aqui - Foto: Bestial da Politica
Tudo aqui - Foto: Bestial da Politica

PONTO ALTO JR

As matérias políticas do Jornal Ribeirão deram o que falar em 2025. Várias delas integram processos, inquéritos e até ações penais nas esferas cível, penal e federal. Resolveu muitos problemas e pendencias. Quando o periódico impresso atrasa ou não chega ao MPE, fóruns e grupos o solicitam com prioridade ao veículo. O Jornal Ribeirão agradece o acesso e a transparência dos órgãos citados, fatores que elevaram o valor do jornalismo local e a credibilidade do jornal.

KASSAB E O CLÃ SILVA

Ricardo Silva, mais PSD do que nunca, selou acordo com Kassab: o clã Silva será 100% PSD. O candidato a deputado estadual Rafael Silva Jr., o Bob — hoje no Progressistas — deve se transferir para o PSD no início do ano. Rafael Jr. tenta suceder o pai, deputado estadual Rafael Silva (PSD). O evento de filiação reunirá toda a família e prestará homenagem a Rafael Silva.

PLANEJAMENTOSO

A Secretaria de Planejamento deve enfrentar novo problema já no início do ano, agora na construção do novo HC. A documentação, certificações e alvarás da obra estadual seguem a mesma precariedade burocrática de outros processos, como os do Colégio Marista e do Instituto Federal de São Paulo... Apesar das ações públicas, empresários da construção civil — direta ou indiretamente envolvidos — questionam a falta de rigor nos projetos públicos, em contraste com o excesso de exigências e morosidade dos empreendimentos privados.

INFLUENCER'S OUT

Influenciadores Aline Bardy Dutra ("Esquerdogata"), Hagara Espresola Ramos ("Hagara Pão de Queijo"), Juliana Rosa de Freitas ("Juju dos Teclados") e Roger Ronan da Silva ("Bigodini") — sejam de centro, direita ou esquerda — foram representados em ações penais em 2025. Todos têm conexão com Ribeirão e engajamento político, podendo ter comprometido interesses eleitorais de 2028. "Juju dos Teclados" não é da cidade, mas entrou em rota de colisão com Paulo Junqueira.

POR ÓBVIO

Há quem diga que as ações contra influencers seguem a tendência nacional de reação à nova forma de fazer marketing político. "Um movimento de contra-ataque dos tradicionais grupos políticos e das empresas de marketing eleitoral", que começaram a perder espaço para candidatos independentes com poucos recursos. "Não vão invadir nossa praia", dizem os velhos caciques. 2026 se aproxima — e, com muito bambu, virão muitas flechas.

JÚ DE TODAS AS HORAS

Juliana Ogawa, secretária de Infraestrutura, tentou acertar a zeladoria nas avenidas Maurílio Biagi e Celso Charuri — mas não por completo. Foi ágil após a repercussão na mídia e mobilizou um batalhão de terceirizados para a roçada das duas vias, porém a limpeza dos córregos e a troca de lâmpadas na Charuri ficaram pendentes. A Conecta não conseguiu substituir as queimadas por lâmpadas amarelas, e boa parte da avenida segue às escuras há meses. Há quem diga que as críticas a Catherine D'Andrea foram acima do tom.

"SOMOS 8"

"Somos oito nativos contra 800 forasteiros", dizem os postulantes ao "trono prateado" da Alesp e à vaga de deputado estadual por Ribeirão Preto. São dois de centro, três de direita, três de esquerda e um neoliberal. Nenhum rouba votos de outro espectro — apenas do mesmo —, o que promete disputa intensa entre esquerda, direita e centro em 2026.

"SOMOS 4"

"Somos quatro nativos contra 400 forasteiros" na corrida pelo "trono dourado" do Congresso Nacional e pelo cargo de deputado federal por Ribeirão Preto. Dois de centro, um de direita e outro de esquerda. Mais de 100 mil votos deixarão de ser disputados em 2026, vindos na maioria dos bolsonaristas (Carla Zambelli, presa; Eduardo Bolsonaro, em autoexílio; Ricardo Salles, rumo ao Senado; Guilherme Boulos, em disputa majoritária). O cenário para estadual e federal é promissor.