Compartilhar notícia
PASTOR CAIU
A Igreja Universal (IURD) colocou o pastor Brando Veiga na geladeira. O motivo, que acabou desaguando no Ministério Público e na Polícia Federal, teria sido a exposição das condutas dele como vereador ao alto escalão da IURD. Brando Veiga continua frequentando os cultos na qualidade de obreiro-vereador, e não mais como pastor. Outra situação é o rompimento entre ele e o secretário da Semas, Júlio Balieiro. Segundo fontes, BV não retorna à função de pastor.
CUPIM DE AÇO
O vereador Maurício Vila Abranches (PSDB) pegou uma pedra, em seu carro oficial, em uma estrada de terra, quando ia visitar uma obra, e não percebeu o vazamento de óleo. Resultado: o veículo "novo" literalmente fundiu o motor. O custo básico é de R$ 68 mil para deixar o veículo em condições novamente. Já é o segundo veículo dirigido pelo vereador na mesma circunstância. Entre os servidores da Câmara Municipal, é apelidado de "cupim de ferro".
VILA CALADO
Vila não falou sobre o segundo carro detonado, mas não foi o único assunto sobre o qual calou. Evitou falar no assunto do seu agora ex-assessor que não aparecia no gabinete e fazia agenda para um deputado federal. "Não estou sabendo de nada!", disse. A Coluna apurou que Vila assinou a CPI do Consórcio ITS, responsável pela instalação de semáforos inteligentes, e disse que negociou a saída do ex-assessor que, no governo anterior, conduziu as licitações desse contrato A Coluna apurava a falta de frequência do assessor, e a abertura da CPI do Consórcio ITS foi a gota d'água para o pedido de demissão.
SALVOU
Gilmar Mendes salvou, por ora, o deputado Léo Oliveira (MDB) de um baita perrengue para a campanha a deputado no ano que vem. A vista solicitada pelo ministro no julgamento da Sevandija no STF dá um alívio momentâneo, já que o processo está suspenso. Léo Oliveira é réu do último processo da Operação e responde a uma ação que está na fase final de sentença.
JOGO EMPATADO
A Direita Bolsonarista iguala as narrativas com a esquerda política ao defender a PEC da Blindagem com os mesmos contextos do Mensalão do PT do passado. Anistia 2026 com Anistia 1979, ex-presidente condenado Bolsonaro preso com o "descondenado" ex-presidente Lula preso. Enfim, a Direita Bolsonarista quer exatamente o que a esquerda petista alcançou, sem levar em conta que Lula ficou preso por mais de 500 dias e os anistiados de 1979 ficaram exilados por mais de uma década.
MADE IN PARAGUAI
Fim do inverno, fim da entrega das jaquetas e moletons de frio na rede municipal de ensino. As caixas que acondicionavam os kits indicam que os produtos foram confeccionados no Paraguai, exatamente como a coluna publicou.
CPI - ITS
O meio ainda não absorveu totalmente a CPI, mas a leitura é de que Isaac Antunes (PL) não deverá pegar leve, principalmente porque trouxe Daniel Gobbi (PP) como relator. Gobbi, ex-vice-prefeito, conhecedor dos meandros do Executivo, tem em seu radar determinadas figuras do governo anterior e chegou a comentar que não é do tipo de "fazer número". Jean Corauci (PSD), outro oposicionista do governo anterior, também é membro.
CPI CONECTA
As especulações de que Daniel Gobbi negociou com Isaac Antunes a transformação da CEE da Conecta em CPI gerou busca de informações sobre o assunto. A comunicação pode acontecer aos demais vereadores antes da sessão de segunda-feira (29). O curioso é que assessores de vereador buscaram informações com este colunista.
PJ MAGOADÃO
Paulo Junqueira ficou aborrecido com o Capitão Derrite. Tinham um encontro agendado na semana, mas a equipe de Derrite fez curva e não atendeu a classe política, incluindo PJ. A leitura é de que vem evitando se comprometer, sobretudo na região de Ribeirão Preto, após a deflagração da Operação Carbono Oculto.