Groenlândia agradece resposta de países europeus às tarifas de Trump

Compartilhar notícia

Groenlândia agradece resposta de países europeus às tarifas de Trump
Groenlândia agradece resposta de países europeus às tarifas de Trump - Foto: Agência Brasil
Groenlândia agradece resposta de países europeus às tarifas de Trump - Foto: Agência Brasil

A Groenlândia agradeceu às nações europeias neste domingo (18) por manterem seu apoio à ilha do Ártico, apesar de serem alvo de tarifas punitivas do presidente dos EUA, Donald Trump, que quer anexar o território governado pela Dinamarca.

França, Alemanha, Reino Unido e outros países europeus enviaram esta semana pequenos grupos de militares para a Groenlândia a pedido da Dinamarca, o que levou Trump a ameaçar com tarifas comerciais sobre oito aliados europeus até que os EUA tenham permissão para comprar a ilha.

No sábado, os líderes europeus alertaram sobre uma "perigosa espiral descendente" em relação à ameaça tarifária de Trump, prometendo manter seu apoio à Groenlândia e à soberania da Dinamarca. Os embaixadores dos 27 países da União Europeia se reuniram neste domingo para discutir sua resposta à ameaça tarifária.

"Vivemos em tempos extraordinários que exigem não apenas decência, mas também muita coragem", disse a ministra do gabinete da Groenlândia, Naaja Nathanielsen, responsável pelos negócios, energia e minerais da ilha, em um comunicado.

Trump diz que a Groenlândia é vital para a segurança dos EUA por causa de sua localização estratégica e de seus depósitos minerais, e não descartou o uso da força para tomá-la, aumentando o alarme na Europa com a perspectiva de um confronto direto entre os países da Otan.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.