Roda de Samba inicia nova temporada com programa sobre Ary Barroso

Compartilhar notícia

Roda de Samba inicia nova temporada com programa sobre Ary Barroso
Roda de Samba inicia nova temporada com programa sobre Ary Barroso - Foto: Agência Brasil
Roda de Samba inicia nova temporada com programa sobre Ary Barroso - Foto: Agência Brasil

O Brasil, como a gente o entende hoje, não existia há 100 anos. Um país continental, com culturas diversas, com seis biomas, uma imensidão diferenciada de sotaques, de costumes e de músicas também. Uma geração foi responsável por criar essa identidade, que é a geração de 1920

A avaliação é do cineasta e músico André Weller. Segundo ele, nomes como o do compositor Ary Barroso (1903-1964) ajudaram a construir a ideia de país que habita o senso comum nacional. Ele criou esse Brasil brasileiro, que a gente se orgulha tanto. Podemos não saber o que é o 'mulato inzoneiro' [intrigante], mas ele é nosso. A gente sabe disso.

Poster do documentário Ary. Foto: Gibraltar Filmes/Divulgação

André Weller assina roteiro e direção do documentário Ary, sobre o compositor de Aquarela do Brasil, samba composto em dez minutos, em uma noite de chuva que prendeu Ary Barroso em casa. 

Histórias como essa estão no longa-metragem de André Weller e são recontadas no programa Roda de Samba, produzido pela Agência Brasil e pela Rádio Nacional. A terceira temporada do programa começa a ir ao ar neste domingo (26), ao meio-dia, e o primeiro episódio é sobre Ary Barroso.

O filme de André Weller conta com recursos de dramatização, imagens de Ary e textos do compositor, narrados em primeira pessoa pelo ator Lima Duarte. O longa-metragem estreou neste mês, no Festival de Cinema do Rio, e deverá chegar ao circuito nacional em 2026.

Imaginário do samba

Como nas temporadas anteriores, o programa Roda de Samba traz o universo e o imaginário do samba e entrevista cantores, compositores, músicos e também escritores, cineastas, atores, diretores de teatro e pesquisadores para falar de samba e escutar boa música.

As entrevistas para a nova temporada já estão gravadas e serão editadas semanalmente. A série vai até o último domingo do ano (27/12). Haverá episódios sobre compositores de matizes diferentes, como Moacyr Luz, Noel Rosa, Vinicius de Moraes, Bezerra da Silva e Ismael Silva.

Além disso, o programa traz a cena musical do Rio de Janeiro e de Brasília, em conversas saborosas como os papos com Breno Alves, Kiko Horta, Tatá Weber e Tiago do Bandolim.

Acervo

Iniciado em 2019, o Roda de Samba já conversou com compositores como Nei Lopes, Leci Brandão e Herminio Belo de Carvalho, com as cantoras Teresa Cristina, Roberta Sá e Áurea Martins, escritores como Ruy Castro, Alberto Mussa e Paulo Lins. Também foram ao ar pelo programa as últimas entrevistas de Monarco, João Donato e do crítico musical Zuza Homem de Melo.

O Roda de Samba vai ao ar todo domingo, ao meio-dia, nas 11 emissoras da Rádio Nacional, e é posteriormente distribuído na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O acervo do programa pode ser ouvido aqui

Serviço

O que: Programa Roda de Samba - estreia de nova temporada com Ary Barroso;

Quando: Domingo, dia 26/10, às 12h;

Onde: Na Rádio Nacional da Amazônia (OC 11.780 kHz e 6.180 kHz), de Brasília (AM 980 KHz e FM 96,1 MHz), de Foz do Iguaçu (FM 90,1 MHz), Recife (FM 87,1 MHz), Rio de Janeiro (AM 1.130 KHz e FM 87,1 MHz), São Luís (FM 93,7 MHz), São Paulo (FM 87,1 MHz) e do Alto Solimões (FM 96,1 MHz).

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr

Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv

YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr

Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr

Threads: https://www.threads.com/@radionacionalbr

Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro

WhatsApp da emissoras da Rádio Nacional

Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201

Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536

Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568

Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966