TV Brasil realiza neste domingo nova ação no Museu do Futebol em SP

Compartilhar notícia

TV Brasil realiza neste domingo nova ação no Museu do Futebol em SP
TV Brasil realiza neste domingo nova ação no Museu do Futebol em SP - Foto: Agência Brasil
TV Brasil realiza neste domingo nova ação no Museu do Futebol em SP - Foto: Agência Brasil

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realiza, neste domingo (14), às 9h, uma ativação especial no Museu do Futebol, em São Paulo, para a exibição da grande final do Campeonato Brasileiro Feminino A1, entre Corinthians e Cruzeiro. A TV Brasil vai transmitir a partida para todo o país, a partir das 10h.

O evento marca a continuidade da parceria de sucesso entre a empresa pública e o Museu do Futebol, que já recebeu uma edição semelhante em junho. Desta vez, a ação ganha ainda mais simbolismo por ocorrer durante a decisão da principal competição do futebol feminino nacional.

Antes da partida, os convidados participarão de um tour guiado pelas instalações do museu, incluindo a ala dedicada ao futebol feminino, permitindo que cada pessoa mergulhe no universo esportivo, interaja com o acervo e reconheça a importância das mulheres no esporte.

Na sequência, o público acompanhará transmissão da final em um espaço especialmente preparado para a ocasião. A partir de uma articulação com a ativista e líder comunitária Cláudia Pontes, a iniciativa reunirá jovens integrantes de quatro projetos sociais: Criança Feliz, Raízes do Amanhã, Projeto Chapa da Alegria e Social Esportiva Cultura.

Ao receber esses jovens e representantes das comunidades dentro do Museu do Futebol e na transmissão da final, a TV Brasil não apenas celebra o esporte, mas abre um horizonte de possibilidades, plantando sementes de inspiração, afirma o presidente da EBC, André Basbaum.

Ele reforçou ainda que a TV Brasil é a tela do futebol feminino e que a emissora pública tem a missão de contribuir com a popularização da modalidade, principalmente com vistas à realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil, em 2027.

Para a gerente-executiva de Marketing e Negócios da EBC, Ana Carolina Machado, a ativação é muito mais do que a transmissão de um jogo. Trata-se de um evento estratégico que posiciona a TV Brasil na vanguarda da promoção do esporte feminino e da cultura brasileira. Geramos visibilidade para a marca, conectamos com um público apaixonado e engajado, e fortalecemos o papel da emissora como agente de transformação social, comenta.

O Museu do Futebol é aberto ao público e está localizado no estádio do Pacaembu, na capital paulista. A entrada é paga: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia-entrada).

Aceitação do público

Com o Brasileirão Feminino Série A1, a TV Brasil registrou um crescimento de 23,8% na audiência média em relação ao ano anterior, com destaque para as praças do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. O desempenho representa 51% acima da média geral da emissora no mesmo período.

O alcance médio por jogo também aumentou, passando de 118 mil para 140 mil domicílios, com crescimento no tempo médio de permanência por partida. Na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), o alcance saltou de 2,1 milhões de pessoas em 2024 para 3 milhões em 2025, um aumento de 42,8%.

Além do Brasileirão Feminino A1, a TV Brasil também transmitiu as séries A2, A3 e exibiu a Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) e os jogos da Conmebol Copa América de Futebol Feminino 2025, que consagrou a seleção brasileira como campeã pela 9ª vez e garantiu vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.