Compartilhar notícia
Além dos equipamentos fixos, o novo sistema também contempla o uso da Leitura Automática de Placas (LAP), a serem instaladas em viaturas ou ônibus urbanos. Serão cinco equipamentos do tipo, sendo que a LAP será destinada à fiscalização automática e em movimento do uso indevido das faixas exclusivas de ônibus, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
O edital prevê que os LAP serão instalados em carros da RP Mobi. Os equipamentos devem ser capazes de efetuar a fiscalização em movimento e tanto na parte dianteira quanto na traseira dos veículos que trafegarem pelas faixas exclusivas. "O sistema permite a leitura precisa de placas e o registro de imagens, contribuindo para a fluidez do transporte coletivo e o apoio às ações de fiscalização", disse a prefeitura, em nota.
" "Estamos colocando um ponto final nos radares móveis e adotando um modelo mais transparente, técnico e previsível para o motorista. A fiscalização precisa existir para salvar vidas, mas ela deve ser clara, bem sinalizada e baseada em critérios técnicos, não em ações pontuais", disse o prefeito Ricardo Silva.