Opinião: dados acendem alerta e comprometem atuação da GCM
, atualizado
Compartilhar notícia
O Jornal Ribeirão teve acesso a números do orçamento da GCM e concluiu que a corporação precisará de aporte financeiro para fechar as contas no azul. Os gastos com pessoal e encargos da folha ficaram bem acima do previsto em 2025, muito em razão do pagamento de horas extras no primeiro semestre do ano.
Consequentemente, esse descontrole pode estar refletindo na patrulha noturna da corporação, uma vez que a hora/agente noturna é bem mais cara que a diurna. O aumento dos crimes, aliado ao baixo efetivo noturno e à dificuldade em obter atendimento direto da GCM à noite, gera insatisfação e medo entre os moradores da cidade.
A situação demanda uma revisão urgente das estratégias de policiamento noturno da GCM — reforçando o efetivo, melhorando o atendimento telefônico durante a noite e ampliando a presença preventiva nas ruas.
Só assim será possível conter o avanço da criminalidade, garantir a segurança dos cidadãos e assegurar que os cabos dos semáforos deixem de ser alvo fácil para os criminosos.