Santa Lydia contrata nova auditoria independente para revisar finança

Santa Lydia contrata nova auditoria independente para revisar finanças após rejeição das contas

, atualizado

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Hospital Santa Lydia Rua Tamandaré, 434 - Campos Elísios, Ribeirão Preto - SP,
Hospital Santa Lydia Rua Tamandaré, 434 - Campos Elísios, Ribeirão Preto - SP, - Foto: Foto: Acervo Jornal Ribeirão
Hospital Santa Lydia Rua Tamandaré, 434 - Campos Elísios, Ribeirão Preto - SP, - Foto: Foto: Acervo Jornal Ribeirão

A Fundação Hospital Santa Lydia, que administra o hospital e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ribeirão Preto, contratou empresa de auditoria contábil independente para revisar detalhadamente suas demonstrações financeiras referentes ao período de 2020 a 2024. Essa medida vem na esteira de questionamentos sobre a publicação irregular do balanço financeiro de 2024, divulgada sem os pareceres obrigatórios do Conselho Curador, do Conselho Fiscal e da auditoria independente, que deixaram as contas do ultimo exercício suspensas.

Conforme divulgado pela Fundação, a redação do Jornal Ribeirão, a nova auditoria tem como objetivo avaliar os procedimentos tributários, fiscais, patrimoniais e financeiros, buscando assegurar a conformidade das contas com as normas legais e a fidedignidade das informações contábeis apresentadas. A decisão pela contratação foi tomada após parecer do Conselho Fiscal, que recomendou apurar possíveis ativos e passivos fictícios e garantir a veracidade do balanço patrimonial e demais demonstrativos contábeis.
A atual direção espera que os relatórios produzidos pela nova auditoria contribuam para decisões estratégicas e ajustes na gestão, reforçando o compromisso da Fundação com a transparência e a boa governança.


Contexto da auditagem e situação financeira
O balanço financeiro de 2024, divulgado de forma incompleta, apontou um déficit operacional de R$ 2,3 milhões, valor inferior ao prejuízo registrado de R$ 6,1 milhões em 2023, mas com agravamento do patrimônio líquido negativo, que chegou a quase R$ 9,6 milhões. Esse cenário indica que o passivo da Fundação supera o ativo, colocando a instituição em situação de insolvência contábil e risco à sua sustentabilidade no médio prazo.
A irregularidade na publicação do balanço levou o Ministério Público a instaurar um procedimento administrativo para análise das contas da Fundação. Os técnicos do CAEX, órgão de apoio técnico do MP, já aprovaram as contas de 2023, mas as relativas a 2024 ainda estão em avaliação, podendo ser aprovadas, aprovadas com ressalvas ou reprovadas, dependendo das irregularidades detectadas. Além disso, foi aberto procedimento investigativo para que a Fundação se manifeste sobre as inconsistências apontadas, podendo receber recomendações para correção.
No Legislativo, a Comissão de Finanças da Câmara Municipal prometeu fiscalizar a gestão da Fundação Santa Lydia. O vereador Matheus Moreno informou que a comissão está solicitando documentos e esclarecimentos para analisar as dificuldades financeiras apontadas, com perspectivas de articular o tema nas comissões de Saúde e Estudos contudo não anunciou as conclusões na tribuna da Câmara Municipal ou Portal de Transparência.


Respostas e posicionamentos
O ex-diretor Marcelo Cesar Carboneri destacou que as demonstrações financeiras anteriores foram aprovadas e que o déficit é resultado de fatores históricos e financiamento insuficiente, defendendo a transparência da gestão passada. Por sua vez, a atual direção reforça a confiança nas auditorias e nos órgãos de controle competentes, comprometendo-se com a ética e transparência na administração pública.
A contratação da nova auditoria independente, de acorda com a FHSL mostra o esforço da Fundação Hospital Santa Lydia para recuperar a credibilidade e garantir a correção das informações financeiras, passo importante para a sustentabilidade da instituição e a confiança da população.

Fundação fala em regularização
A Fundação Hospital Santa Lydia informa que contratou uma empresa de auditoria contábil independente para realizar a revisão e verificação dos procedimentos tributários, fiscais, patrimoniais e financeiros referentes ao período de 2020 a 2024. O trabalho contempla ainda a avaliação dos processos contábeis e relatórios, assegurando a conformidade com as normas e legislações específicas aplicáveis à Fundação.
A decisão foi tomada a partir de parecer emitido pelo Conselho Fiscal e encaminhado à direção da Fundação, que considerou necessária a contratação de auditoria independente para apurar eventuais ativos e passivos fictícios, bem como seus valores, garantindo que as contas do balanço patrimonial e demais demonstrativos contábeis apresentem fidedignidade e verificabilidade.
O principal objetivo desse processo é obter uma opinião técnica sobre as demonstrações contábeis e a situação operacional interna, assegurando que a aplicação dos recursos esteja refletida de forma adequada na posição patrimonial e financeira da instituição.
A diretoria também espera que os relatórios e análises produzidos pela auditoria possam contribuir para a tomada de decisões estratégicas e eventuais ajustes na gestão.
Os trabalhos tiveram início em 1º de agosto e, atualmente, encontram-se na fase de análise de documentação oficial, contratos e regimentos internos. O prazo previsto para conclusão é de 90 dias, prorrogável por mais 90, se necessário.

Procurado o Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tributária na pessoa do vereador Matheus Moreno (MDB), orgão legislativo consituido para acompanhar as contas públicas da Administração Direta e Indireta, não atendeu a redação do Jornal Ribeirão até o fechamento da matéria.