Kardian inaugura nova fase da Renault no Brasil
SUV é o primeiro veículo produzido pela marca no país com a sua nova identidade visual
Compartilhar notícia

A Renault apresenta a linha 2026 do Kardian. Agora, o SUV compacto traz inéditas tecnologias de Digital Life e segurança humanizada, uma nova versão iconic, cores externas renovadas e novos acabamentos internos, além de conectividade com o novo ecossistema My Renault. O modelo foi o primeiro veículo produzido no país com a nova identidade visual da Renault, e inaugurou uma nova fase da marca, conquistando dez premiações da imprensa especializada.
“O Kardian superou as 50 mil unidades produzidas em seu primeiro ano de mercado e chega em sua linha 2026 ainda mais completo, seguro e conectado com seus clientes, inovando em um competitivo segmento do mercado”, explica Ariel Montenegro, presidente da Renault do Brasil.
Com a linha 2026, o Kardian passa a ser oferecido nas versões authentic, evolution, techno e iconic, todas equipadas com o motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o câmbio automático de dupla embreagem úmida. A versão evolution também é oferecida com transmissão manual de seis velocidades.
Digital Life
Uma das grandes novidades do Kardian está em seu interior, com um novo quadro de instrumentos de 10” e alta resolução (na versão iconic), além do sistema openR link, de 10”, disponível de série nas versões techno e iconic e como opcional na evolution.
O novo sistema traz navegabilidade similar à de um smartphone, tanto em agilidade como em intuitividade. O sistema openR link oferece uma experiência digital fluida, inspirada em smartphones:
Além disso, o usuário pode personalizar os widgets com toques prolongados e deslizes, escolhendo quais informações deseja exibir. O novo sistema traz ainda mais memória e resolução de tela e uma área visível maior, permitindo uma operação mais fluída e rápida.
O OpenR link traz espelhamento Wireless com Apple CarPlay e Android Auto, comandos por voz, além de ser possível conectar ao mesmo tempo um segundo dispositivo via bluetooth para reprodução de músicas.
A experiência sonora, por sua vez é elevada com tecnologias avançadas encontradas apenas em
Combinando conectividade inteligente e uma assinatura sonora refinada, o novo sistema openR link transforma cada trajeto em uma experiência digital e sensorial de alto nível.
A nova central também permite o acesso às configurações do veículo, ajustes de operação dos ADAS e a escolha entre três tons do sistema Ambient Lighting, composto dos LEDS nas portas e luzes do quadro de instrumentos e multimídia.
O openR link também dá acesso ao sistema Multiview com quatro câmeras, que passam a trazer guias dinâmicas nas quatro imagens (dianteira, traseira e laterais) e função auto zoom, que realiza um rebatimento digital da câmera para baixo, tornando as manobras de estacionamento ainda mais precisas.
Soluções conectadas
O Kardian 2026 inaugura uma nova era de soluções conectadas com o My Renault. O novo ecossistema busca trazer tranquilidade, segurança e praticidade. Disponível como uma opção nas versões techno e iconic a tecnologia abre uma gama de serviços adicionais para o cliente Renault, como monitoramento do veículo tanto contra intrusos como em caso de furto ou roubo, manutenção conectada, além de dashboard, dentre outros serviços.
O serviço pode ser acionado pelo cliente e o monitoramento é feito pela Renault, que acompanha o processo e dá suporte às autoridades policiais na recuperação do veículo.
Esse sistema também permite a indicação da localização do veículo pelo APP, bem como identifica a presença de estranhos no carro, caso o alarme perimétrico seja acionado.
Outra importante função é a Manutenção Conectada, que emite alertas programados, no caso de revisões regulares por quilometragem ou tempo e proativos, quando o sistema detecta alguma anormalidade no veículo, recomendando ao cliente a visita à um concessionário da marca.
O pacote de conectividade é um opcional nas versões techno e iconic. E suas funções podem ser acessadas pelo cliente sem custo por um período de três anos.
Tecnologia humanizada
Reforçando o compromisso da Renault com a segurança, o Kardian passa a oferecer na linha 2026 os principais itens de segurança e assistência à condução em todas as versões, como o Sistema de Frenagem Autônoma (AEB) e o Controle Adaptativo de Velocidade (ACC), que passam a ser de série nas versões iconic e techno e opcional na evolution.
A arquitetura eletroeletrônica da Renault Group Modular Platform permite ao Kardian oferecer avançados dispositivos de assistência ao motorista. Na linha 2026, a Renault aprimorou a segurança do condutor agregando ao já completo pacote de segurança, que possui 13 tecnologias avançadas de assistência ao motorista (ADAS), duas novas funcionalidades: o Farol Alto Inteligente (AHL), enquanto o sistema de frenagem automática de emergência, já presente no modelo, passa a identificar também pedestres e ciclistas.
O Farol Alto Inteligente (AHL) traz mais segurança para o motorista, pois permite a máxima iluminação possível do trajeto, ajustando a intensidade do facho de luz entre alto e baixo, conforme as condições à frente. Caso a câmera monocular detecte veículos à frente, ou em sentido contrário, o sistema ajusta a iluminação automaticamente, evitando o ofuscamento.
Se a estrada estiver livre e estiver em situação de baixa iluminação, o sistema ativa o farol alto de forma automática, sem que o motorista precise alternar manualmente entre farol alto e baixo. Ele opera em velocidades acima dos 40 km/h e desativa abaixo dos 30 km/h.
Já o Alerta de Colisão Frontal (FCW) com o Sistema de Frenagem Autônoma (AEBS), passa também a detectar pedestres e ciclistas. O sistema opera acima dos 7 km/h e pode atuar em velocidades de até 80 km/h contra veículos, ciclistas ou pedestres estáticos ou em velocidades de até 170 km/h para detectar veículos à frente. Em ambas, gera alertas visuais e sonoros e, caso o motorista não atue, aplica o freio de forma a mitigar ou reduzir os efeitos de uma colisão.