Invicto, Brasil disputa finais do Campeonato das Américas de goalball

Compartilhar notícia

Invicto, Brasil disputa finais do Campeonato das Américas de goalball
Invicto, Brasil disputa finais do Campeonato das Américas de goalball - Foto: Agência Brasil
Invicto, Brasil disputa finais do Campeonato das Américas de goalball - Foto: Agência Brasil

As seleções brasileiras masculina e feminina de goalball entram em quadra na tarde desta terça-feira (5) em busca do título do Campeonato das Américas, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. A final masculina será o clássico sul-americano Brasil x Argentina, a partir da 14h30 (horário de Brasília). Na sequência, às 16h, a seleção feminina encara o Canadá na decisão do título. A competição tem entrada gratuita e transmissão ao vivo online (on streaming) no canal YouTube da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes (CBDV).

Invictas, as seleções brasileiras asseguraram a classificação às finais desta segunda (4). O escrete masculino se classificou pela manhã, após golear os Estados Unidos por 14 a 4 na semifinal.

Isso é fruto do nosso trabalho em conjunto, da nossa equipe. A gente trabalha muito, no coletivo. Amanhã vamos entrar com essa mesma raça, essa mesma garra e determinação para buscar mais uma medalha de ouro, garantiu Josemarcio, também conhecido como Parazinho, que marcou o último gol da semi.

À tarde, também teve goleada na semi feminina. As brasileiras atropelaram a Argentina com vitória por 10 a 2. De volta à seleção pela primeira vez após a Paralimpíada de Tóquio (2021), a carioca Victória Nascimento festejou a classificação. 

Voltar pra seleção é maravilhoso. Estou vivendo cada minuto como se fosse a primeira vez, como se nunca tivesse passado por isso. E estar numa final carregando essa camisa, além de ser uma honra, é uma grande responsabilidade que, graças a Deus, eu estou preparada para assumir, garantiu a atleta.

Em 2022, o Brasil faturou pela primeira vez o título do Campeonato das Américas tanto no masculino quanto no feminino. Além de levantar a taça, a seleção campeã garante vaga no Mundial de goalball de 2026, em Hangzhou (China). O escrete masculino brasileiro já tem vaga garantida por ter conquistado o título mundial na última edição (2022), em Portugal, quando tornou-se a única seleção de goalball tricampeã do mundo.