NOVO REFIS Como Salvação dos Resultados Anuais?

É bom buscar um Plano B....

, atualizado

Compartilhar notícia

Novo Refis
Novo Refis - Foto: Picote Coluna 49º Edição
Novo Refis - Foto: Picote Coluna 49º Edição

O Prefeito anunciou o novo Refis Municipal para o ano de 2025. A expectativa bastante otimista do Governo é arrecadar R$ 63 milhões em impostos e taxas municipais atrasados, mas, com os pés no chão, vetores indicam a metade do valor. As Demonstrações Contábeis publicadas recentemente no DOM projetam o restante do ano com muitas dificuldades e fechamento deficitário, o que não acontece desde 2016, Governo Dárcy Vera, socorro difícil para reverter em quatro meses sem contingenciamento orçamentário.

O mercado e a economia não apontam otimismo; pelo contrário, grandes devedores, empresas e condomínios não têm momento propício para saldar dívidas em parcela única, mesmo com 100% das multas perdoadas. Já um contingente de contribuintes, não muito volumoso, aguarda o momento para parcelamento a fim de retirar seus CPFs das listas de proteção de crédito.

Quanto à venda da Dívida Ativa da Prefeitura a bancos, ela fica consideravelmente desvalorizada com este REFIS, passando a ser uma saída descartada.

A transparência da coisa pública pelos veículos de comunicação, em muitos casos, se baseia na comparação e, em relação às finanças, este é o período em que é possível projetar resultados e comparar.

A pergunta que fica é: o Governo Ricardo estará mais próximo do Governo Nogueira em relação ao equilíbrio fiscal, este que teve os oito anos de balanços superavitários, ou mais próximo do Governo Dárcy Vera?