Hagara e Bigodini voltam a 5ª série

, atualizado

Compartilhar notícia

Bigodini X Hagara
Bigodini X Hagara - Foto: Foto Potal Cidade RPSP
Bigodini X Hagara - Foto: Foto Potal Cidade RPSP

O contrato de limpeza da Secretaria da Cultura venceu e não foi prorrogado. A sede e outros próprios públicos estão sem o serviço. O motivo apontado é a falta de dotação orçamentária e o recesso da Câmara Municipal, que impede a aprovação de crédito suplementar e o remanejamento de verba para serviços de terceiros.

FAZENDA PREOCUPADA

A Prefeitura não tem recursos nem dotações suficientes para todo o ano. Secretarias como Educação, Saúde, Cultura, Esportes e SEMAS estão em alerta. A esperança é um eventual excesso de arrecadação no 4º trimestre, mas, com o tarifaço dos EUA, a recessão se torna uma hipótese provável — o que vem tirando o sono do prefeito.

NOVO VICE

Ascendeu no radar da Câmara Municipal uma possibilidade para 2028: Ricardo Silva (PSD) compor com outro vice-prefeito. Muitos vereadores observam a vaga com interesse. Quanto à chance de o MDB lançar candidato próprio à Prefeitura, tendo o atual vice-prefeito como cabeça de chapa, a hipótese está descartada. “Maraca é para ser um bom vice-prefeito, nada mais”, disse um cardeal da sigla.

CAPAG A+

Muito cara à administração Duarte Nogueira , a avaliação positiva da cidade na CAPAG, indicador elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculado ao Ministério da Fazenda, que avalia a saúde fiscal dos Estados e Municípios, deve ser coisa do passado. Técnicos da Fazenda apostam numa queda da nota entre C- e B-. A tendência é que RP Mobi e Coderp também enfrentem sérios problemas no fim do ano, com um passivo crescente e baixa liquidez.

REFORMA ADMINISTRATIVA

Só complica! Além de não atender aos interesses dos parlamentares, a malfadada reforma administrativa deve aumentar os gastos com pessoal até o fim do ano. Por isso, o governo não tem pressa, mesmo sob cobrança política pelos acordos firmados.

ADMINISTRAÇÃO TROPEÇANDO

Ex-secretários da gestão Nogueira comentam que, passados sete meses, a Administração atual não conseguiu conduzir nenhuma licitação com tranquilidade. Recentemente, revogou sem explicações a licitação para transporte de cadeirantes, enfrenta problemas com os uniformes e agora também com a limpeza dos próprios da Cultura.

ORÇAMENTO IMPOSITIVO

Com 140 vetos a emendas na LOA de 2026, o orçamento impositivo deve ganhar protagonismo no segundo semestre. Obviamente, caberá ao subserviente vereador Franco Ferro (PP) apresentar o projeto.

BIGODE ETÍLICO

O vereador Bigodini e o 1º suplente do PL, Hagara Pão de Queijo, protagonizaram um bate-boca na Câmara. Em vídeo, Bigodini provoca o suplente, incentivando-o a atacar vereadores em sua presença. Os dois aparecem juntos gravando, quando Pão de Queijo dispara que Bigodini “cheira a álcool”. Não é a primeira vez que circulam comentários, inclusive entre parlamentares, sobre vereadores que comparecem às sessões com cheiro de bebida.

UFC INFLUENCERS

Bigodini publicou vídeo cobrando pendências das empresas de Pão de Queijo, enquanto este postou imagens do vereador tentando se reaproximar em outra ocasião e também um suposto surto de Bigodini em seu condomínio. Pão de Queijo exigiu que Bigodini fizesse um laudo toxicológico — o que, obviamente, não ocorreu.

JOGO DE EMPURRA

A Polícia Federal avança na investigação sobre supostas notas frias e o uso de ex-assessoras na campanha de 2024 do vereador Brando Veiga (REP). A PF, no entanto, teria se esquivado de investigar o pagamento de salários a assessores do gabinete — assunto que está nas mãos do Ministério Público Eleitoral de São Paulo. Brando comemora.

AGENTE DUPLO

Na volta do recesso, vereadores comentam o silêncio e a discrição de Marcus Berzotti, homem de bastidores do governo Ricardo Silva. Segundo parlamentares, ele teria o controle de fato do Saerp e do IPM — este último também no papel.