Ricardo opta por silêncio e presidente da Câmara sanciona projeto que institui Dia Municipal do Flash Back

Vereador Paulo Modas celebra sanção do Dia Municipal do Flash Back após silêncio do prefeito

, atualizado

Compartilhar notícia

Vereador Paulo Modas, autor da Lei do Dia Municipal do Flash Back
Vereador Paulo Modas, autor da Lei do Dia Municipal do Flash Back - Foto: Foto Paulo Modas
Vereador Paulo Modas, autor da Lei do Dia Municipal do Flash Back - Foto: Foto Paulo Modas

Em uma movimentação política que chamou a atenção da cidade, o Prefeito Ricardo Silva optou por não sancionar o Projeto de Lei 008/2025, quedou-se silente. O PL institui o Dia Municipal do Flash Back, data que celebra a cultura retrô, a ser comemorada em 5 de novembro, coincidente com o Dia Nacional da Cultura no Brasil. Com o silêncio do prefeito, conforme prevê a Lei Orgânica Municipal, coube ao presidente da Câmara Municipal a sanção da proposta, oficializada como Lei 115.112/2025.


O projeto, que nasceu da iniciativa do vereador Paulo Modas (PSD), objetiva incluir no calendário oficial da cidade uma data para celebrar e incentivar a cultura Flash Back, que remete aos estilos musicais, danças, discotecagem e colecionismo retrô das décadas de 70, 80 e 90. A proposta destacava a importância da preservação da memória cultural local, a valorização das boas recordações da infância e juventude, e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários através da cultura.


No entanto, a decisão do prefeito de manter silêncio e não sancionar o projeto é vista como um posicionamento claro de que há limites para aprovar iniciativas consideradas polêmicas ou folclóricas, sobretudo aquelas propostas por vereadores que, por vezes, levantam pautas que fogem das prioridades mais urgentes da administração. Tal atitude demonstra critério e seletividade, quais projetos merecem sua assinatura e, consequentemente, aprovação efetiva.


Diante do silêncio do prefeito, a Lei Orgânica do Município estabelece que o projeto será sancionado pelo presidente da Câmara, o que ocorreu recentemente, tornando oficial a criação do Dia Municipal do Flash Back através da Lei 115.112/2025. A norma agora prevê a realização anual em locais públicos de Ribeirão Preto — como praças, teatros e centros culturais — de eventos que promovam canções retrô, passinhos de dança, discotecagem e exposições de colecionadores, com o intuito de aproximar diversas gerações e manter viva a tradição do estilo de vida retrô.


Para Paulo Modas cultura Flash Back, a sanção da lei representa uma importante vitória apesar das críticas recebidas por parte da população, resta saber se o vereador irá cobrar do Executivo ações que envolva o tema da lei de sua autoria no dia 05 de novembro, também Dia da Cultura.