"Treta na Câmara! Mudança de feira em Bonfim, interesses políticos levam SCOCHI X FERRO ao ringue."

Scochi X Ferro entram em conflito por requerimento por informações de mudança de feira e interesses políticos

Compartilhar notícia

Danilo Scochi X Franco Ferro - Sessão Câmara Municipal 06-ago
Danilo Scochi X Franco Ferro - Sessão Câmara Municipal 06-ago - Foto: Foto Montagem Sartre
Danilo Scochi X Franco Ferro - Sessão Câmara Municipal 06-ago - Foto: Foto Montagem Sartre

Na sessão da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o vereador Danilo Scochi (MDB) E vereador Franco Ferro (PP) protagonizaram intenso embate, em decorrência do Requerimento nº 11362/2025, que solicitava informações à RIBMOBI sobre a mudança da tradicional Feira - 04 em Bonfim Paulista e a possibilidade de seu retorno ao local original na Rua Aníbal Vercesi.

O requerimento, apresentado por Scochi, apontava que a transferência da feira, ocorrida em 2 de agosto de 2025 para um quarteirão menor, vinha causando desconfortos aos feirantes pela redução do espaço e pela falta de consulta pública prévia. O documento requeria a RIBMOBI ‘motivações técnicas’ para a mudança, bem como a viabilidade de realocação da feira para seu local anterior, onde, segundo relatos, não havia problemas que motivassem o deslocamento.


Durante a votação, o vereador Franco Ferro solicitou destaque especial para votar o requerimento em separado e se posicionou contrariamente o pedido de informações de Scochi. Ferro argumentou que o que ocorreu foi apenas um pequeno deslocamento de cerca de 10 metros da feira, que resultaria em melhor organização e acesso, com suporte técnico da empresa municipal RIBMOBI. Disse também que a área anterior estaria "bagunçada" e que não houve prejuízo às atividades dos feirantes, colocando-se à disposição para esclarecer dúvidas.


Danilo Scochi em sua justificativa rebateu, afirmando que representava os interesses dos comerciantes e da comunidade afetada, ressaltando que a feira antes ocupava dois quarteirões e passou a restringir-se a um espaço muito menor, prejudicando a operação. Relatou ainda que, diferente dos técnicos, esteve presente no local e que o superintendente da RIBMOBI havia lhe garantido que a feira não mudaria de lugar, promessa descumprida posteriormente. Scochi defendeu o direito dos vereadores de questionar o RIBMOBI apesar disso pediu que seus pares acolhessem a negativa proposta por Franco Ferro, que não queria medir forças com o vereador para não dar “brigas e dor de barriga em ninguém no plenário”, mas que reconhecessem o valor do requerimento para evitar restrição às prerrogativas parlamentares futuramente.


O debate ganhou contornos pessoais enquanto Danilo falava sobre o assunto Ferro insinuou que Scochi ter interesses particulares no tema. Ele afirmou que o vereador supostamente vendeu, depois alugou recentemente um empório na região e que o novocomerciante do local estaria cobrando a baixa do movimento do vendedor, ou seja, por ocasião da mudança da feira. Franco sugeriu ainda que a reclamação sobre a mudança da feira seria impulsionada por esse novo comerciante do imóvel, única pessoa e que Scochi estaria usando o requerimento para beneficiar interesses próprios. Franco chegou a afirmar aos colegas no pavimento inferior a mesa dirigente que se tratava de legislar em causa própria.


Este episódio não é isolado na relação entre os dois parlamentares. Anteriormente, Franco Ferro, na condição de presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), barrou o projeto de lei que destinava uma área da Prefeitura para transformar um campo de futebol no local em parque público desejo de populares e moradores da City Ribeirânia. O projeto, defendido por Scochi e que contava com apoio de moradores da região, mas foi vetado por Franco, presidente da CCJ sob a alegação de Ferro proteger a preservação do campo que curiosamente, o campo foi construído pelo pai do atual presidente da Câmara, Luiz Joaquim, fato que Ferro teria levado em consideração em sua decisão.

Franco Ferro tem a base de seu reduto principal em Bonfim Paulista enquanto Danilo Scochi foi morador em Bonfim Paulista, os mais votados ali.