MARIAS & FUNDAÇÕES

A dor de cabeça de Ricardo Silva com estatais

, atualizado

Compartilhar notícia

Sede da RP Mobi, empresa responsável pelo trânsito de Ribeirão Preto
Sede da RP Mobi, empresa responsável pelo trânsito de Ribeirão Preto - Foto: Reprodução
Sede da RP Mobi, empresa responsável pelo trânsito de Ribeirão Preto - Foto: Reprodução

Ricardo Silva (PSD) tem uma bela dor de cabeça em relação às empresas municipais RP Mobi, Coderp e Cohab, sem falar no Santa Lydia. OS números estão sendo divulgados em "raio X", com exclusividade, pelo Jornal Ribeirão. As três empresas necessitam de aportes financeiros — e estes dependem da anuência da Câmara.

RP MOBI

Agora, com parte dos salários atrasados, a empresa terá que ser socorrida pela Prefeitura, após duas importantes renúncias de receita realizadas em 2024, no governo passado, com anuência dos vereadores: R$ 14 milhões de contas a receber do ProUrbano e R$ 9 milhões dos cartões vencidos, que seguiram também para a concessionária.

CODERP LIQUIDADA

Sem dó, apesar de a empresa estar em fase de liquidação, os salários da companhia continuam estratosféricos. Um verdadeiro banquete, iniciado na gestão passada e que segue com fartos pratos na atual

ESTUDOU TANTO...

Já a CEE (Comissão Especial de Estudos) da liquidação da Coderp, presidida pelo vereador André Rodini (Novo), após 1.178 dias de sua constituição, tem singela contribuição sobre o tema. Com apenas uma reunião realizada —duração de 30 minutos.

... MAS LEVOU PAU

Quase quatro anos de “estudo”, ao que parece, não foram suficientes para o “aluno” parlamentar se graduar. Desatento, o vereador lembrou que deveria acompanhar a 1ª Assembleia Geral Ordinária da empresa na gestão Ricardo Silva, após a redação do Jornal Ribeirão entrar em contato solicitando nota. Levou pau!

RICARDO LARGA BRASA

Em participação no festivo programa Larga Brasa, comandado pelo lendário Antonio Carlos Morandini – são 59 anos no ar – o prefeito falou sobre a surpresa que sentiu ao ler nota desta coluna que denunciou a nomeação de servidores com mais de 30 dias de retroatividade. "Eu não tenho que saber de tudo; eu delego". Agradecemos ao leitor.

SOS "DELEGO"

Opinião do Sarte: obviamente, delegar é uma forma de administrar, mas isso não exime o gestor máximo do município de ter plena consciência do que acontece nas empresas municipais e fundações. Afinal, são patrimônio público municipal. As marias vão explodir, segundo os balanços. 

FEDERAÇÃO MDB/REPUBLICANOS

A possível aliança nacional entre o MDB e os Republicanos de Ribeirão Preto implica em candidatura a prefeito. Nas negociações relativas ao Estado de São Paulo, existe prevalência para uma candidatura em 2028 em Ribeirão Preto. O MDB tem dois nomes, alinhados entre si: o vice-prefeito Maraca e Danilo Scochi.

BASE-ANDO?

Um vereador integrante da base do governo anda sondando colegas e lideranças partidárias para formar o "grupo dos independentes". Sete vereadores estão simpáticos à ideia de estarem fora da base governista — e dentro ao mesmo tempo —, pelo menos até que a reforma administrativa do governo fique pronta.

ANÁLISE

Nesse cenário de “fome de independência”, a situação começa a se complicar para o governo Ricardo Silva - muito cedo, diga-se de passagem. A considerar que dois integrantes fiéis da base votaram contra o projeto que permitiu a contratação de professores sem vínculo para aulas de substituição - Rangel Scandiuzzi (PSD) e Juninho Dede (PL) , há indicativos que o caldo do governo está entornando.

AGENTE FIEL

O ex-vereador Elizeu Rocha (REP) passou a monitorar os desdobramentos do caso que envolve o vereador Brando Veiga, do mesmo partido, em suposto desvio de verba do Fundo Eleitoral. Fez ligações, contatos com ex-assessores do gabinete dele e concluiu: "Não tem nada contra Brando." Será?

COGITARE

Cogita-se no meio político eventual abertura de inquérito no Ministério Público acerca do repasse da Prefeitura ao ProUrbano em 2021. A então Transerp estaria fora do assunto, mas chegam alguns vereadores daquela legislatura...