O cantor e compositor carioca nasceu no dia 22 de julho de 1930. O sambista faleceu em setembro de 2019, aos 89 anos, após sofrer uma pneumonia, mas é lembrado pelas novas gerações com tantas canções marcantes e parcerias históricas.
Reconhecimento em vida
A homenagem no programa Samba na Gamboa não é o primeiro tributo da TV Brasil à memória de Elton Medeiros. Em vida, o célebre artista recebeu uma emocionante homenagem da emissora pública com um show que reuniu time de bambas para reverenciá-lo também no programa Todas as Bossas, apresentado por Bia Aparecida.
Gravado em junho de 2017, no tradicional estúdio 3 do canal, na Lapa, no Rio de Janeiro, o especial combinou entrevistas e performances musicais, com hits do repertório de obras do artista. A apresentação foi exibida no mês seguinte para comemorar o aniversário de 87 anos do bamba.
Além do próprio Elton, o especial produzido pela TV Brasil mobilizou grandes nomes da MPB que interpretaram canções do querido cantor e compositor. Os convidados festejaram o mestre e mostraram obras até então inéditas.
Participaram da celebração veteranos como Nelson Sargento, Hermínio Bello de Carvalho e Cristóvão Bastos, além de grandes nomes como Zé Renato, Cláudio Jorge, Joyce Moreno, Ana Costa e o próprio Vidal Assis, além de Paulão 7 Cordas que fez a direção musical do espetáculo.
Sobre o programa
A nova temporada do Samba na Gamboa que marca a estreia de Teresa Cristina como apresentadora do programa da TV Brasil foi gravada no Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. O palco para conversas embaladas por hits é um cenário colorido que evoca uma praça na Gamboa bairro histórico da zona portuária da capital fluminense. A presença de plateia é outro destaque da atração.
Os encontros contam, ainda, com uma banda da pesada, comandada pelo lendário Paulão Sete Cordas, que acompanha Teresa Cristina e seus convidados pelo inesgotável repertório do samba brasileiro. A equipe reúne os músicos Eduardo Neves (sopros), João Callado (cavaco), Paulino Dias (percussão), Rodrigo Jesus (percussão) e Waltis Zacarias (percussão).
Cantora e compositora de mão cheia, a diva também tem se revelado uma ótima entrevistadora. Teresa Cristina conduz os papos com muita graça, informação, e, principalmente, emoção. A pesquisa sobre a cultura popular é importante para a artista que, além do sucesso com o grupo Semente e na carreira solo, ganhou ainda mais atenção com as lives que fez nas redes sociais no período da pandemia.
Com novo cenário, pacote gráfico e a trilha sonora de abertura repaginados, o Samba na Gamboa tem janela semanal, aos domingos, às 13h, na programação da TV Brasil, e horário alternativo aos sábados, às 23h.
O público pode curtir os conteúdos exclusivos no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora. As edições também ganham espaço nas ondas da Rádio Nacional aos sábados, ao meio-dia, para toda a rede.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.