Compartilhar notícia

A TV Brasil exibe a edição inédita do Caminhos da Reportagem com o título "Santa Dica, uma história não contada" nesta segunda-feira (12), às 23h. A atração jornalística da emissora pública revela quem é essa personagem histórica pouco conhecida dos brasileiros.
Benedicta Cypriano Gomes nasceu em 1925 em Lagolândia, distrito de Pirenópolis, em Goiás. Na história oral e em registros na imprensa, Dica aparece "como guerrilheira, como santa, como política e como mãe que acolhe", nas palavras do historiador Ubirajara Bragança.
Para explicar o papel marcante dessa mulher, a equipe do Caminhos da Reportagem esteve em Lagolândia em uma data especial: na comemoração dos 120 anos de Dica, em 13 de abril. A produção traz essa experiência para a telinha a partir de entrevistas com familiares, pesquisadores, historiadores e pessoas que já contaram ou desejam abordar a trajetória dela no cinema.
Relevância
O programa da TV Brasil mostra que Dica foi uma líder comunitária e marcou a história do pequeno povoado em Goiás. Diziam que ela fazia milagres, tinha poder de cura e recebia vozes de anjos, por isso a região em que vivia foi chamada de República dos Anjos.
A historiadora e memorialista Waldetes Aparecida Rezende enumera momentos em que Dica foi considerada morta. Esses acontecimentos fizeram com que Dica fosse considerada "santa". Essa crença atraiu pessoas de vários lugares para o povoado e seus seguidores eram chamados de "diqueiros".
O Caminhos da Reportagem também entrevista a filha de Dica.
"Isso aqui tudo era cheio de doente, cheio de gente que ela pegava na rua. Ela não podia ver uma pessoa abandonada na rua que trazia para cá", relembra Dolores Mendes Cavalcante na casa em que a mãe viveu.
A neta Raquel de Jesus Cavalcante conviveu com a avó até os 16 anos.
"Ela estava falando outros idiomas, estava recebendo as entidades. Um dia eu falei pra ela: 'Vó Dica, que língua é aquela que você estava conversando?' E ela falou: 'É a língua do além, minha filha'", lembra.