Brasil encerra mal as Eliminatórias

Seleção teve neste ciclo o seu pior desempenho, desde que a competição por vagas na Copa do Mundo teve início

Compartilhar notícia

Luiz Henrique tenta jogada durante confronto com a Bolívia
Luiz Henrique tenta jogada durante confronto com a Bolívia - Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Luiz Henrique tenta jogada durante confronto com a Bolívia - Foto: Rafael Ribeiro / CBF

O Brasil fechou as Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026 com o pior desempenho desde que a qualificação passou a ter o atual formato. A seleção brasileira acabou na quinta posição, com 28 pontos, 10 de distância para a 'campeã' Argentina. Esta é também a primeira vez que o Brasil não termina como líder desde 2002.
As Eliminatórias Sul-Americanas passaram a ter o atual formato, com os 10 times se enfrentando em turno e returno, antes da Copa de 1998. O Brasil não precisou jogar, por ter sido campeão em 1994. A seleção brasileira disputou pela primeira vez o atual formato da qualificatória para o Mundial de 2002. A equipe ficou na terceira posição, com 30 pontos, atrás de Equador (31) e Argentina (43).
A classificação automática do campeão da Copa foi revogada pela Fifa para a edição de 2006. O Brasil, então, jogou a classificatória mesmo com o título de 2002. A seleção brasileira chegou à Alemanha com o título simbólico das Eliminatórias, com 34 pontos, igual à Argentina, mas com saldo de gols melhor.
O 'título' se repetiu nas Eliminatórias para 2010, novamente com 34 pontos. A vantagem para o Chile, segundo colocado, foi de um ponto. Em 2014, como país-sede, a seleção brasileira não precisou jogar. Foi nas Eliminatórias para 2018 que o Brasil teve a maior vantagem. O time acabou como líder, com 41 pontos, 10 a mais que o vice, Uruguai. Já o melhor desempenho veio na classificação para 2022, com 45 pontos, seis a mais que a Argentina, que ficou em segundo.
A próxima Data Fifa será de amistosos para a seleção brasileira. No dia 10 de outubro, o time de Carlo Ancelotti enfrenta a Coreia do Sul, em Seul. Depois, no dia 14, o adversário será o Japão, em Tóquio.

Torcida desconfiada

A torcida do Botafogo ainda continua desconfiada do time, no último domingo(7), eram esperados mais de 5 mil torcedores, isso porque havia uma promoção para sócio torcedor levar mais um torcedor sem pagar pelo ingresso. Além disso, o jogo era contra um grande time do futebol brasileiro, o Athlético paranaense. A expectativa não foi alcançada, 3.862 foi o público pagante e não pagante. Este foi o segundo maior público do ano nas arquibancadas do Fogao. O maior foi registrado no Jogo Botafogo x São Paulo no Paulistão, onde compareceram 13.097 torcedores. Mas o público de Botafogo 1 x 3 Athlético-PR foi o maior nesta Série B do Campeonato Brasileiro.

Nas mãos do goleiro

O Comercial está bem próximo de avançar para as Quartas de Final da Copa Paulista. Para que isso aconteça basta o goleiro João Lucas não tomar gol no jogo da volta contra o São José no estádio Martins Pereira, casa do adversário. No primeiro jogo do mata-mata o Leão venceu por 1 a 0, e agora será beneficiado pelo empate. A partida está marcada para este sábado(13), ás 16h. A equipe alvi-negra ainda não terá o meio campo Bagé que está lesionado. Para passar de fase os jogadores do Comercial terão uma premiação especial.

Oficializando pedido

Na semana passada escrevemos aqui sobre o interesse do Comercial em sediar um dos grupos da Copa São Paulo de Juniores. Pois bem, esta semana o prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, o presidente do Comercial Futebol Clube, Antônio Carlos Campanelli Fernandes e o secretário municipal de Esportes, Matheus Henrique, estiveram na Federação Paulista de Futebol em uma reunião para oficializar o interesse da cidade em ser uma das subsedes da competição. Caso o pedido seja aceito, o Comercial poderá ingressar na competição como representante local da sede. Reinaldo Carneiro Bastos destacou que Ribeirão Preto já demonstrou tradição e potencial para sediar grandes eventos. "Recebo o pedido com grande alegria. Ribeirão ganha ao sediar o campeonato, e a Copinha também. Reconhecemos a cidade como um grande polo para todo o Estado", afirmou. Este colunista já atencipa que Ribeirão será sim uma das sedes da competição.